Casa Pia: Tiago Dias pode ganhar espaço com Pedro Moreira
Tiago Dias perfila-se no alinhamento inicial do Casa Pia para um jogo da Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.

Casa Pia: Tiago Dias pode ganhar espaço com Pedro Moreira

NACIONAL05.12.202319:50

Esquerdino de 25 anos constituiu a principal novidade na equipa inicial dos gansos que recebeu o Portimonense, candidatando-se a repetir a titularidade ante o FC Porto em função da boa prestação

A partir do momento em que se estabeleceu como novo treinador do Casa Pia, Pedro Moreira tem liderado uma transição progressiva e natural, sem cortes unilaterais com o passado, mostrando-se adepto de alguma estabilidade. Ainda assim, já se começam a denotar algumas pinceladas das suas ideias, não apenas através de algumas nuances a nível tático e de modelo, mas pela utilização de um outro jogador que não conhecia tanto espaço na equipa titular habitualmente apresentada pelo seu antecessor, Filipe Martins.

Além de Vasco Fernandes, que chamou a si as atenções no arranque da nova era com Pedro Moreira ao comando, os dois alinhamentos escolhidos para os jogos orientados pelo técnico incluem uma particularidade que não será coincidência: Tiago Dias protagonizou uma surpreendente inclusão no onze inicial, podendo vir a ganhar espaço nas próximas semanas na ala esquerda do ataque. Esse será um dos lugares ainda por atribuir e que estará ainda sob avaliação, aberto a todas as opções existentes.

As alas ofensivas ainda não têm dono no novo ganso e tal comprova-se a partir das diferentes escolhas tomadas para defrontar Nacional, pela Taça de Portugal, há pouco mais de uma semana, e o Portimonense, este sábado. Frente aos insulares, formou-se um ataque 100% brasileiro, composto por Clayton no eixo, apoiado por Fernando Andrade e Jajá, mas apenas o primeiro manteve o seu lugar no jogo seguinte, que motivou o regresso da equipa às vitórias e, ao mesmo tempo, o primeiro triunfo em casa para os lisboetas.

Junto ao ponta-de-lança desta feita surgiram o japonês Yuki Soma e o português Tiago Dias, tendo este último constituído a principal novidade pelo facto de ter tido a última oportunidade de alinhar como escolha inicial num encontro pela Liga há praticamente…dois meses, mais precisamente desde a receção ao Estrela da Amadora (derrota por 1-0), em inícios de outubro. Quatro jornadas depois – e com presenças no onze pela Taça de Portugal, contra o Rabo de Peixe, e pela Taça da Liga, frente ao SC Braga – o esquerdino de 25 anos pôde mostrar-se.

A avaliar pelo sucesso coletivo e a sua prestação individual, na qual contribuiu para a dinâmica da ala esquerda e se entendeu praticamente na perfeição com Leonardo Lelo, mais recuado como ala canhoto, afigura-se como francamente provável que Tiago Dias possa repetir a presença no onze no exigente encontro que se segue para o emblema de Pina Manique, que rumará à Cidade Invicta para defrontar o FC Porto no Estádio do Dragão, cumprindo assim a sua 13.ª presença no somatório de todas as competições para os gansos.

A titularidade constituiu um reconhecimento ao trabalho realizado pelo canhoto que cumpriu a formação em clubes como o Sporting, o Benfica ou o AC Milan e que cumpre a época de estreia no escalão principal, podendo começar a construir um percurso mais consistente daqui por diante em Pina Manique.