Casa Pia: Rafael Brito pode ter terminado a temporada mais cedo
Rafael Brito, do Casa Pia (à esquerda), acompanhado por Pablo Roberto em jogo pela Liga de futebol. Foto: Tony Dias/Imago.

Casa Pia: Rafael Brito pode ter terminado a temporada mais cedo

NACIONAL11.03.202415:03

Médio saiu no início da receção ao Gil Vicente, afetado por uma lesão muscular na coxa direita; será obrigado a várias semanas de recuperação e dificilmente estará apto até ao final do campeonato

O momento em que Rafael Brito abandonou, logo nos minutos iniciais, a partida que colocou o Casa Pia ante o Gil Vicente, há pouco mais de uma semana – apenas se haviam jogado oito minutos – não indiciava nada de bom para o médio dos gansos, que parou de imediato e aguardou por uma reavaliação que confirmou um cenário para o jogador e também para o treinador, Gonçalo Santos, que perderá um potencial titular para as próximas semanas e meses.

O problema de Brito, que imediatamente se percebeu que era de ordem muscular, vai obrigar a uma paragem prolongada apenas pouco mais de dois meses após ter regressado também de uma lesão agravada na coxa direita que o obrigou a um afastamento de cerca de oito meses da competição. O médio de 22 anos foi novamente afetado por problemas físicos devido a uma lesão muscular na mesma coxa, ainda que em outro músculo e, confirmou A BOLA, terá mesmo a restante temporada em risco.

Faltando pouco mais de dois meses para o término da temporada, não é líquido que Rafael Brito volte a competir em 2023/2024, apontando agora para uma recuperação segura e que não o coloque em risco para novas recaídas. Desta forma, o médio deve mesmo constituir baixa para as jornadas da Liga que faltam disputar-se e tornar-se, realisticamente, no primeiro reforço para a época seguinte, deixando em aberto uma vaga no meio-campo casapiano, que perde uma aposta que demonstrava consistência.

Desde o seu regresso ao ativo, o centrocampista formado no Benfica – que ainda é detentor de 50% dos seus direitos económicos – participou num total de nove partidas, cinco como titular, sendo que estas dividem em seis encontros sob o comando de Pedro Moreira e outras três com Gonçalo Santos como treinador, visto que à data da saída do técnico que iniciou a época em Pina Manique, Filipe Martins, o jogador se encontrar ainda entregue ao departamento médico.

Face à indisponibilidade de Rafael Brito, restam no plantel do Casa Pia cinco opções para o centro do terreno, entre Ângelo Neto, Beni Mukendi, Kevin Krygaard e ainda Samuel Justo e Pablo Roberto, que podem cumprir outras funções mas ao longo da temporada já atuaram, por diversas ocasiões, no centro do terreno – Pablo atuou, de resto, nessa posição na passada sexta-feira no embate que colocou os gansos ante o Estrela da Amadora (derrota por 3-1 na Reboleira).