Casa Pia-Portimonense: antes do bolo-rei, conseguirá Pedro Moreira festejar com um 'Dom Rodrigo'?
Estádio Municipal de Rio Maior continua a ser a casa emprestada do Casa Pia para os jogos dos gansos na condição de visitados

ANTEVISÃO Casa Pia-Portimonense: antes do bolo-rei, conseguirá Pedro Moreira festejar com um 'Dom Rodrigo'?

NACIONAL02.12.202308:20

Casa Pia não vence há dois meses e meio para a Liga, competição na qual se estreia hoje o novo técnico; o Natal está aí à porta, mas emblema lisboeta quer dar uma 'trinca' no conceituado doce algarvio; do outro lado estará, porém, um conjunto que anseia chegar pela primeira vez esta época ao segundo triunfo consecutivo para o campeonato

Dia especial para Pedro Moreira: a estreia na Liga. Depois de um percurso de várias épocas como adjunto de Paulo Fonseca (Paços de Ferreira, SC Braga, Shakhtar Donetsk e Roma), e de uma temporada ao serviço do Torreense (Liga 2), o técnico orientará esta noite, pela primeira vez na sua carreira, uma equipa na elite do futebol português.

Pedro Moreira vai comandar uma equipa na Liga pela primeira vez na sua carreira

Falamos, reforce-se, de jogos de Liga. Porque, em bom rigor, Pedro Moreira já orientou o primeiro encontro oficial ao leme dos casapianos. No caso, para a Taça de Portugal. Foi no passado sábado, diante do Nacional, com os gansos a caírem da prova rainha no desempate por penáltis.

Nacional elimina Casa Pia

25 novembro 2023, 18:33

Nacional elimina Casa Pia

Madeirenses vencem no desempate por penáltis na estreia de Pedro Moreira no comando técnico dos gansos

Esta noite, a história é outra. Trata-se do principal escalão do futebol português. E Pedro Moreira vai ter, aos 48 anos, a sensação de estar sentado no banco a orientar uma equipa na elite. E mesmo com o Natal à porta e o bolo-rei a ser já uma realidade na casa de muitos portugueses, conseguirá Pedro Moreira saborear, antes da consoada, um conceituado 'Dom Rodrigo'? É que a receção ao Portimonense 'abre o apetite' para degustar o tradicional doce algarvio...

Questões gastronómicas à parte, vamos ao que (realmente) interessa: o jogo. E para que o duelo desta noite seja perspetivado é importante olharmos ao atual momento das duas equipas. Que é diferente, apesar de estarem separadas por apenas quatro pontos. 

CASA PIA

O Casa Pia está pior do que o seu antagonista desta ronda. Desde logo porque ocupa um sempre perigoso 15.º lugar da tabela classificativa (10 pontos). Depois, e não menos relevante, porque os casapianos não sabem o que é vencer para a Liga há dois meses e meio. O último triunfo foi a 17 de setembro, diante do Arouca (1-0). Daí para cá, mas duas vitórias, mas... para as Taças: 2-1 ao Nacional (Taça da Liga) e 2-0 ao Rabo de Peixe (Taça de Portugal). Para o campeonato, nos últimos seis jogos, o saldo é de dois empates (Vitória de Guimarães e Benfica) e quatro derrotas (Gil Vicente, Estrela da Amadora, Vizela e Estoril).

Pedro Moreira tem um verdadeiro desafio pela frente. Mas para poder potenciar a retoma casapiana, o técnico até conta com algo que conseguiu fazer na partida do último fim de semana, contra o Nacional: apesar da eliminação da Taça de Portugal (no desempate por penáltis), a equipa conseguiu terminar o jogo (no tempo regulamentar, entenda-se) sem sofrer qualquer golo. E isso era algo que o Casa Pia já não conseguia desde a receção ao Vitória de Guimarães (0-0), em jogo referente à 6.ª jornada da Liga, realizado no passado dia 6 de setembro. Há praticamente três meses, portanto.

Na conferência de Imprensa de antevisão a este encontro, Pedro Moreira sublinhou a necessidade de vencer, sendo que, caso isso aconteça, será o primeiro triunfo do Casa Pia em casa para a Liga. «Aquilo que é fundamental para esta equipa é alterar estes dois pontos que temos em casa para algo mais», assinalou.

Equipa provável (3x4x3): Ricardo Batista; Fernando Varela, Vasco Fernandes e Zolotic; Larrazabal, Samuel Justo, Pablo Roberto e Leonardo Lelo; Jajá, Clayton e Fernando Andrade

Lesionados: Rafael Brito e Kiki Silva

Castigado: Ângelo Neto 

Figura: Clayton

O ponta de lança é o melhor marcador dos gansos na presente temporada (7 golos) e Pedro Moreira contará, com toda a certeza, com a mira (ainda mais) afinada do brasileiro para que a retoma do Casa Pia possa ser uma realidade. Além da veia goleadora, Clayton é também um dos únicos três jogadores do plantel que participaram em todos os 17 jogos oficiais do emblema lisboeta em 2023/2024 - estatuto que divide com Zolotic e Felippe Cardoso.

PORTIMONENSE

O 10.º lugar na classificação e os 14 pontos já amealhados deixam, por esta altura, o Portimonense (bem) mais descansado. Mas, manda o bom senso, convém não utilizar uma expressão tão tipicamente portuguesa: 'adormecer à sombra da bananeira'. Porque a queda é sempre muito mais rápida do que a escalada. E Paulo Sérgio é, como se sabe, um treinador de exigência máxima e que não permite qualquer tipo de desleixo aos seus jogadores. 

Sendo que o conjunto algarvio até tem novo desafio pela frente: tentar chegar, pela primeira vez esta temporada, à segunda vitória consecutiva no campeonato. O Portimonense vem de uma derrota, é um facto, mas para a Taça de Portugal (1-4 diante do SC Braga). Antes disso, os alvinegros tinham batido o Chaves (2-1), pelo que chegam a Rio Maior com o objetivo de superarem mais uma meta em 2023/2024.

Na antevisão do embate com o Casa Pia, Paulo Sérgio não se privou de tecer elogios ao adversário desta noite, mas também salientou que a sua equipa tem todas as condições para conquistar os três pontos. «A ideia é nós a cada jogo conseguirmos ser competentes e competir pelo resultado. E os detalhes são fundamentais, não chega só fazer o geral, digamos assim, naquilo que é comum. Temos todos de estar muito focados, cada minuto de jogo é de uma importância extrema, porque num gesto ou numa má ação, tudo se compromete ou vira a nosso favor. É muito neste sentido que temos alertado, porque vai ser um jogo disputado, muito competitivo, porque o Casa Pia tem atletas de qualidade. Também sei do bom trabalho desenvolvido pelo novo treinador na temporada transata, quando se estreou como treinador principal, e em todos os momentos do jogo, temos que estar muito fortes em espírito, sentido coletivo e nos duelos individuais. Esperamos estar a um bom nível, a equipa trabalhou bem durante a semana, e que isso nos permita disputar o jogo e trazer os pontos», assumiu.

Equipa provável (3x5x2): Vinícius; Alemão, Pedrão e Filipe Relvas; Igor Formiga, Dener, Maurício, Paulo Estrela e Gonçalo Costa; Sylvester Jasper e Ronie Carrillo

Lesionados: Nakamura

Castigado: Carlinhos

Figura: Ronie Carrillo

Na ausência de Carlinhos, figura de proa dos alvinegros, Ronie Carrillo perfila-se como o elemento que mais argumentos possui para poder desequilibrar e fazer pender o jogo a favor da formação algarvia. O avançado equatoriano, de 27 anos, é o segundo melhor marcador da equipa, com quatro golos (atrás de... Carlinhos, que leva seis), e caso esteja em noite 'sim' promete ser um enorme problema para o último reduto casapiano.