Cabeçada de André Silva devolve triunfos ao V. Guimarães em Vizela
(Foto: MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA)

Cabeçada de André Silva devolve triunfos ao V. Guimarães em Vizela

NACIONAL04.02.202417:40

Avançado brasileiro, que viu a saída para o Hellas Verona falhar neste mercado de inverno, foi decisivo para a equipa ultrapassar SC Braga na tabela classificativa, à condição

O Vitória de Guimarães regressou este domingo aos triunfos, ao ganhar na visita ao Vizela (1-0), para a 20.ª jornada da Liga, partida que ficou marcada pela lesão de Bruno Varela (foi rendido por Charles ao intervalo).

Numa primeira parte sem oportunidades flagrantes, o Vitória dispôs das melhores ocasiões, por Jota, que aos 10’ rematou para corte de Escoval e, na recarga, acertou na malha lateral, e por Tiago Silva, que de regresso à equipa assustou Buntic num livre direto (45+5’). Já o Vizela, que estreou quatro reforços no onze, Bruno Costa, Lokilo, Petrov e Domingos Quina, viu este último tentar o golo e ser parado por Bruno Varela (15’).

O segundo tempo começou com grande ocasião para os vimaranenses se adiantarem no marcador, depois de Bruno Costa cometer falta sobre André Silva na área, mas, chamado a marcar o penálti, Tiago Silva falhou o alvo, rematando por cima (52’). O jogo dividiu-se, mas nova ameaça pertenceu aos visitantes: Jota Silva viu a bola tocar na barra antes de sair (72’).

A persistência dos conquistadores daria frutos aos 80’, com uma cabeçada certeira de André Silva, a corresponder da melhor maneira a um passe de Ricardo Mangas. O Vizela ainda ameaçou o empate, mas Charles negou o golo a Petrov (87’). Já na compensação, Jota Silva poderia ter acabado com o jogo mais cedo, mas Buntic defendeu (90+1’).

O Vitória regressou assim aos triunfos e ultrapassou o SC Braga na tabela, à condição (4.º lugar com 39 pontos, mais dois que os guerreiros do Minho, que jogam esta noite). Já o Vizela continua como último classificado, com 13 pontos.

Final do jogo.

O Vitória de Guimarães venceu este domingo em Vizela, regressando aos triunfos na Liga. André Silva marcou o golo decisivo, de cabeça, aos 80 minutos, depois de a equipa ter falhado penálti no início da segunda parte, por Tiago Silva (52').

90+1' Jota Silva quase a matar o jogo: Buntic não deixou.

87' Rondou o empate em Vizela: Petrov viu disparo defendido por Charles.

83' Tenta reagir o Vizela, mas o remate de Samu sai ao lado.

80' Golo do Vitória de Guimarães, por André Silva. A assistência é de Ricardo Mangas.

77' Na sequência de um canto, Jota Silva cabeceia perigoso ao primeiro poste, Buntic defende! Na insistência, Tomás Ribeiro cabeceia e Escoval corta.

72' Tiro de Jota Silva ainda tira tinta à barra da baliza de Buntic.

64' Tiago Silva atirou por cima.

52' Chamado à marcação do penálti, Tiago Silva remata por cima.

50' Penálti para o Vitória de Guimarães. O árbitro assinala falta de Bruno Costa sobre André Silva.

47' Jogada perigosa de Jota Silva é travada em falta por Jota, que vê cartão amarelo.

Charles, ex-Vizela, vai a jogo, substituindo Bruno Varela, por lesão.

Início da segunda parte.

Intervalo.

Escassas oportunidades flagrantes na partida, mantém-se o nulo no marcador.

45+5' Livre de Tiago Silva causa calafrios junto da baliza de Buntic, que defende.

45+1' Na sequência do canto, a bola sobra para Nuno Santos, que remata ao lado.

45' Nuno Santos remata, a bola sofre desvio num defesa e vai para fora. 

39' Jota cruza rasteiro para André Silva, Escoval corta para canto.

32' Tiago Silva, de fora da área, falha o alvo.

28' Jota tenta o golo, servido por Nuno Santos, mas o remate de pé esquerdo sai ao lado.

21' Jogo parado para assistência a Bruno Varela, com queixas na coxa direita. Charles já aquece.

20' Tiro de Lokilo acerta em cheio num defesa vimaranense.

15' Domingos Quina tenta o golo, mas o disparo frontal à baliza sofre desvio e acaba nas mãos de Bruno Varela.

10' Jota atira à baliza, Escoval corta, e na recarga o atacante do Vitória acerta na malha lateral. Tudo começou numa desatenção de Jota, aproveitada por André Silva.

8' Novo remate de Mangas desvia em Tomás e vai para fora.

2' Remate de Mangas, muito por cima.

Começou o jogo em Vizela.

As equipas já estão no relvado.

No conjunto de Álvaro Pacheco, apenas uma alteração em relação à última jornada: Tiago Silva regressa às opções iniciais, em detrimento de Zé Carlos.

Na equipa de Rubén de la Barrera, destaque para a estreia de quatro reforços: Bruno Costa, Lokilo, Domingos Quina e Petrov.

Suplentes do Vizela: Ruberto, Anderson, Jardel, Mendez, Ba-Sy, Dylan, Abdul Awudu, Busnic e Soro

Suplentes do Vitória de Guimarães: Charles, Miguel Maga, Manu, João Mendes, André, Adrian Butzke, Zé Carlos, Afonso e Nélson Oliveira

Já são conhecidas as equipas iniciais.

Onze do Vizela: Buntic; Tomás, Jota, Escoval e Orest Lebedenko; Samu e Bruno Costa; Lokilo, Diogo Nascimento e Domingos Quina; Petrov

Onze do Vitória de Guimarães: Bruno Varela; Jorge Fernandes, Borevkovic e Tomás Ribeiro; Bruno Gaspar, Tomás Handel, Tiago Silva e Ricardo Mangas; Jota Silva, André Silva e Nuno Santos

O encontro entre Vizela e Vitória de Guimarães vai mesmo realizar-se. O jogo está agendado para as 15.30 horas, não está descartada uma ligeira alteração do pontapé de saída, de qualquer modo a realização da partida não está em causa.

Apesar das incertezas sobre a realização dos jogos agendados para este domingo, depois do adiamento do Famalicão-Sporting e do Leixões-Nacional, por motivos relacionados com o policiamento, o dérbi do Minho deverá mesmo ter lugar em Vizela. Neste momento já estão presentes no local elementos da GNR.

MAI dá garantia que jogos de domingo se vão realizar

4 fevereiro 2024, 13:28

MAI dá garantia que jogos de domingo se vão realizar

Ministro da Administração Interna disse que vão ser participados ao MP indícios que possam ligar insubordinação a atos extremistas; abertos inquéritos ao cancelamento dos jogos Famalicão-Sporting e Leixões Nacional

Recorde as principais ideias dos treinadores das duas equipas, nas respetivas conferências de Imprensa de antevisão ao jogo desta tarde.

O Vizela recebe este domingo o Vitória de Guimarães, em encontro referente à 20.ª jornada da Liga. Os anfitriões vêm de três derrotas (Boavista, 1-4, Sporting, 2-5, e Arouca, 0-5), enquanto os visitantes procuram reagir ao deslize com o Gil Vicente (0-1), que os desviou da rota dos triunfos.