Bundesliga: Leverkusen faz história e Bayern perde o segundo lugar em jogo eletrizante
Bayer Leverkusen termina o campeonato sem perder (IMAGO)

Bundesliga: Leverkusen faz história e Bayern perde o segundo lugar em jogo eletrizante

INTERNACIONAL18.05.202416:50

Dia repleto de jogos e de golos acaba com duas mudanças na tabela classificativa a sublinhar

A última jornada da Bundesliga teve nove jogos em simultâneo, mas não viu muitas alterações na tabela. No jogo que reunia mais atenções, o Bayer Leverkusen fez história e completou um campeonato inteiro sem qualquer derrota, algo que acontece pela primeira vez na história do campeonato alemão, no formato atual. Os farmacêuticos venceram, em casa, o Augsburg por 2-1. Os golos foram marcados por Boniface (aos 12 minutos) e Andrich (aos 27') para a formação de Leverkusen, Komur (aos 62') fez o único tento dos visitantes.

O Bayern, por sua vez, foi ao terreno do Hoffenheim perder por 3-2. Na despedida de Tuchel, os bávaros contaram com os golos madrugadores de Mathys Tel (aos 4') e Alphonso Davies (aos 6') para se adiantarem no encontro. No entanto, a equipa da casa respondeu logo a seguir por Beier (aos 8'). Na segunda parte, um hattrick de Kramaric (aos 68, 85 e 87 minutos), consumou a reviravolta. Com este resultado, a equipa de Munique perdeu o segundo lugar. Raphael Guerreiro está lesionado e não foi opção para os bávaros.

Quem ganhou com este resultado do Bayern foi o Estugarda que, a jogar em casa, goleou o Borussia Monchengladbach e subiu ao segundo lugar. O bis de Guirassy (aos 23' e 31') e os golos de Jeong Woo-Yeong (aos 75') e Silas (aos 83') selaram o resultado final em 4-0. O segundo lugar na classificação cimenta a temporada soberba que o Estugarda realizou.

Em Dortmund, houve outra despedida: Marco Reus despediu-se dos adeptos em jogos em casa frente ao Darmstadt, depois de 12 épocas no clube. Como não podia deixar de ser, o internacional alemão quis deixar a sua marca neste seu último jogo no Signal Iduna Park e marcou um grande golo à passagem do minuto 38. Antes disso, Maatsen já tinha inaugurado o marcador para a equipa da casa, aos 12 minutos. Julian Brandt ( aos 72') e Malen (aos 88') selaram o resultado final em 4-0. O Borussia de Dortmund termina a Bundesliga no quinto lugar.

Atrás do Bayern, fica o Leipzig, que empatou, fora de portas, com o Eintracht de Frankfurt por 2-2. Xavi Simons, aos 42 minutos, e Sesko, aos 46', marcaram os golos da equipa visitante, mas Ekitike, aos 60 minutos, e Marmoush, aos 77', empataram a partida.

Ainda esta tarde, o Heidenheim recebeu e bateu o Colónia por 4-1. Dinkci bisou aos 16 e 22 minutos, Sessa ampliou a vantagem em cima do minuto 36; Beste, aos 79', marcou o quarto golo da equipa da casa e Tigges, aos 64', reduziu para os visitantes.

Em Berlim, o Union, com Diogo Leite a titular (substituído à passagem do minuto 62), venceu o Friburgo por duas bolas a uma. Hollerbach, aos 68 minutos, marcou primeiro para a equipa da casa, Doan empatou, aos 85 minutos, e ao cair do pano, Haberer apontou o golo que tirou o Union da zona de playoff.

Já o Bochum, de Gonçalo Paciência (que entrou aos 77 minutos), perdeu frente ao Werder Bremen por 4-1, trocou de posição com o Union de Berlim e desceu para a zona de playoff. Friedle (aos 6'), Jung (aos 78'), Stage (aos 80') e Schmid (aos 88') marcaram os golos da equipa da casa. Antwi-Adjei apontou o único tento dos visitantes, aos 85 minutos. O Fortuna Dusseldorf será o adversário do Bochum no playoff de acesso à Bundesliga.

Por fim, o Wolfsburgo perdeu, em casa, com o Mainz, por 3-1. A equipa da casa até chegou à vantagem ao minuto 18, com um golo de Paredes, mas Gruda ( aos 24'), van den Berg ( aos 71') e Bukardt (aos 85') deram a volta ao marcador. Tiago Tomás não esteve presente na ficha de jogo.