Bundesliga: Dortmund garante acesso à Champions em cima da meta
Na última jornada do campeonato alemão, o Bayern venceu, o Bayer empatou, o Friburgo escorregou (e de que maneira) e o Mainz celebrou o apuramento para as competições europeias... mas o grande vencedor foi a formação amarela
O Borussia Dortmund foi o grande vencedor da última jornada da Bundesliga. A precisar de vencer (e à espera de um deslize do Friburgo), os amarelos receberam e bateram o já despromovido Kiel, por 3-0.
Guirassy (3'), Sabitzer (47') e Nmecha (73') fizeram os tentos que apuraram o Dortmund para a UEFA Champions League da próxima temporada. Isto porque, o Friburgo, quarto classificado à entrada para esta ronda, perdeu frente ao Eintracht Frankfurt (1-3), terminou no quinto lugar e irá disputar a UEFA Europa League na próxima época. A formação de Frankfurt ficou no último lugar do pódio.
Este Mainz é de Europa
Com o primeiro e segundo lugar já definido à entrada para a última jornada, Bayern e Bayer despediram-se com sortes diferentes.
Os campeões venceram fora o Hoffenheim, por 5-0, com golos de Olise (33'), Kimmich (53'), Gnabry (80') e Kane (86'). Quanto aos farmacêuticos, empataram frente ao Mainz (2-2).
Patrick Schick bisou para o Bayer, no último de jogo de Xabi Alonso ao comando da formação de Leverkusen. Nebel e Burkardt marcaram para o Mainz, que mesmo empatando, garantiu o acesso à UEFA Conference League, beneficiando da derrota do Leipzig (2-3), frente ao Estugarda.
Tudo igual no fundo
Por fim, na luta do fundo da tabela... ficou tudo igual. Heidenheim, St. Pauli e Hoffenheim foram derrotados e terminaram nas mesmas posições que ocupavam aquando do apito inicial.
Com isto, é a formação de Heidenheim que irá disputar o play-off de manutenção/promoção com uma equipa da segunda divisão.
Os já despromovidos Bochum e Kiel terminaram no último e penúltimo lugar, respetivamente.