Vaclik ganhou a UEFA Europa League em 2020, com o Sevilha (foto: IMAGO)
Vaclik ganhou a UEFA Europa League em 2020, com o Sevilha (foto: IMAGO)

Boavista: guardião internacional checo em negociações

NACIONAL10.02.202513:31

Tomas Vaclik, de 34 anos, foi internacional pela Chéquia em 54 ocasiões e vencedor de uma UEFA Europa League pelo Sevilha, com Lopetegui; está sem clube desde que deixou o Albacete, onde jogou na II Liga espanhola na época 2023/24

É mais um nome de peso a juntar a outros que já assinaram pelo Boavista. O guarda-redes Tomas Vaclik, 54 vezes internacional pela Chéquia e vencedor de uma UEFA Europa League, está em negociações com o Boavista, mas ainda não está fechado. A notícia foi avançada pelo portal Zerozero e confirmada por A BOLA.

Vaclik, de 34 anos, conta com uma carreira de peso, tendo sido internacional pela Chéquia em 54 ocasiões e vencedor de uma UEFA Europa League. Encontra-se sem clube desde que deixou o Albacete, onde jogou na II Liga espanhola na época 2023/24, somando apenas 12 jogos. 

Venceu três Ligas suíças e uma taça durante a sua passagem pelo Basileia e foi campeão no Olympiakos. Contudo, uma lesão no ombro, seguida de cirurgia, levou a um período de inatividade, marcando o início de um declínio que culminou na sua saída do Olympiakos. Posteriormente, teve passagens quase sem história pelo Huddersfield Town e pela MLS, no New England Revolution, antes de chegar ao Albacete. 

Entre os seus feitos, destaca-se a conquista da UEFA Europa League em agosto de 2020, sob o comando de Julen Lopetegui, numa final em que o Sevilha venceu o Inter por 3-2, em Colónia, Alemanha. Apesar de Yassine Bono ter sido o titular na maioria dos jogos dessa competição, Vaclik foi o dono da baliza na Liga espanhola e participou em dois jogos da UEFA Europa League na temporada 2019/20. 

Além disso, representou a seleção da Chéquia em duas fases finais do Campeonato da Europa, em 2016 e 2020. Na edição de 2020, teve uma participação destacada, jogando cinco partidas até à eliminação da sua equipa nos quartos de final frente à Dinamarca, por 2-1. 

Vaclik poderá então juntar-se ao médio centro Marco van Ginkel, de 32 anos, internacional neerlandês com passagens por clubes como ChelseaMilan e PSV, ao lateral-esquerdo Layvin Kurzawa, de 32 anos, ex-PSG, e a Moussa Koné, extremo senegalês, de 28 anos, que na época passada esteve no FC DAC 1904, da Eslováquia, e que esperam apenas pelo levantamento dos impedimentos para serem inscritos na Liga.