Ruben Amorim, treinador do Manchester United
Ruben Amorim, treinador do Manchester United - Foto: IMAGO

Bilic dá tudo na defesa de Amorim: «Já sabiam quando o contrataram!»

Treinador croata defende português por impor o seu estilo de jogo; diz que Direção sabia quem contratou para substituir Ten Hag

O treinador croata Slaven Bilic manifestou total apoio a Ruben Amorim enquanto treinador do Manchester United, numa altura em que a sua continuidade é questionada. 

Será que vai dar certo para ele no Manchester United? «Já o disse antes, ele provou o seu valor (pausa). É novo na Premier League, mas Ruben Amorim já mostrou o seu trabalho. Não é que tenha ganho um título num ano e depois tenha tido sorte por o Benfica ou o FC Porto terem um ano menos bom. Não, ele fê-lo [ser campeão] duas vezes em três anos. Portanto, não pode ser sorte. É preciso ter sorte, mas não pode ser só isso. Portanto, se lhe derem tempo, ele vai conseguir», disse em entrevista ao canal inglês Talkport. 

Sem se deter para nova pergunta, continuou: «Se neste momento, ele está a ter dificuldades? Eu defendo todos os treinadores, já vos disse, mas quando as vitórias não aparecem...» Amorim foi então acusado de ser teimoso e não mudar a forma de a equipa jogar – ou seja, de não de adaptar. «Ele é treinador, tem os seus princípios e eu concordo. Quando via o Man. United jogar, nunca foi num sistema de três jogadores atrás, era sempre com bons laterais e bons extremos. Mas agora, se ele não tem esse tipo de jogadores, porque e como é que vai fazê-lo?» 

Na mesa foi sugerido que, se as coisas não estão a funcionar, é mais fácil despedir o treinador do que toda a equipa, mas Bilic não concordou. «Não o podem despedir.» 

Foi depois citado Arne Slot, que chegou ao Liverpool para pegar na herança de Jurgen Klopp e manteve as expectativas baixas. Bilic defendeu que no clube, depois de o alemão sair, procuraram alguém com características semelhantes à filosofia de Klopp... algo que foi feito também em Manchester, na sua visão, para encontrar substitudo para Erik Ten Hag: 

«Quando se escolhe o Amorim, sabe-se como é que o Amorim vai jogar. Portanto, a culpa não é dele. Se houver culpa, é das pessoas que o nomearam. Eles sabiam que ele ia jogar com três defesas. Eu sei que Antonio Conte se adaptou quando chegou ao Chelsea. Quando perderam contra o Arsenal, ele mudou o sistema e depois ganharam o campeonato.» 

Bilic continuou a sua visão apaixonada: «Mas quando se é bom em algo e se acredita em algo, e eu sou assim. E ele deve ter pensado ‘é assim que eu jogo, saí-me bem com o Sporting e foi isso que me levou ao Manchester United, esse estilo. Porque é que hei-de mudar?’ 

A época dececionante do Manchester United teve mais um capítulo no último fim de semana, com a eliminação da Taça de Inglaterra frente ao Fulham; a equipa já estava afastada da Taça da Liga e está apenas no 14.º lugar da Premier League. Está ainda envolvido na UEFA Europa League e esta quinta-feira defronta a Real Sociedad em jogo da primeira mão dos oitavos de final.