Benfica: parceria turca de sucesso

NACIONAL17.03.202518:04

Akturkoglu e Kokçu são terceiro e quarto melhores marcadores do plantel. Juntos, estão em 35 por cento dos golos

A história da vitória suada do Benfica no domingo, em Vila do Conde, frente ao Rio Ave, por 3-2, conta-se também pela influência de Orkun Kokçu e de Kerem Akturkoglu nesse jogo.

O médio criativo marcou o primeiro golo da partida e o extremo saltou do banco para apontar o terceiro e garantir os três pontos para as águias. Os dois internacionais turcos partiram para os compromissos da seleção a deixar uma imagem de competência no Benfica, refletida nos números deles esta época.

Kokçu assume um papel cada vez mais importante na estratégia do treinador, sobretudo na fase de construção, sem deixar, contudo, de fazer a diferença nas zonas de finalização. O número 10 dos encarnados já marcou esta época 10 golos em 41 jogos, 36 na condição de titular. Fez ainda 6 assistências. Está a subir da forma e tem a curiosidade de ter marcado 3 golos nas últimas 3 jornadas do campeonato — frente a Boavista (3-0), Nacional (3-0) e Rio Ave (3-2).

«Tem 24 anos, mas é um miúdo fantástico. Tem aquela barba, parece ser mais velho e carrancudo, mas não é. Ele como jogador é fácil de perceber, mas como homem anda um pouco escondido e está muito feliz com o que está a fazer e nós com ele», disse o treinador, Bruno Lage, sobre Kokçu, a seguir ao jogo com o Boavista. Lage, quando substituiu o turco, correu a abraçá-lo e rasgou-lhe com os dedos um sorriso na cara.

O sorriso do Benfica

2 março 2025, 09:30

O sorriso do Benfica

A pedras no caminho, o treinador vai respondendo com energia e várias imagens importantes

No domingo, depois do terceiro golo do Benfica ao Rio Ave, Kokçu já estava no banco, mas correu para abraçar o compatriota Akturkoglu, autor do remate vitorioso.

Akturkoglu foi lançado no jogo aos 74 minutos e aos 81 estava a festejar. É o terceiro melhor marcador do plantel esta temporada — atrás de Pavlidis (20) e Di María (14) e à frente de Kokçu (10) —, com 12 golos em 39 jogos, 30 como titular. Junta 7 assistências para golo.

Akturkoglu voltou a ser feliz frente ao Rio Ave, adversário ao qual marcara 3 golos na vitória por 5-0 da jornada 9 do campeonato, no Estádio da Luz.

Juntos, entre golos e assistência, os turcos estiveram em 35 golos, o que corresponde exatamente a 35 por cento da centena de golos que os encarnados somam nesta altura, em todas as competições.

Kokçu tem contrato assinado até 2028 (cláusula de rescisão de €150 milhões) e Akturkoglu até 2029 (cláusula de €60 milhões) e estão ambos ainda a aumentar de rendimento nos encarnados.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer