Benfica: Florentino, Guedes e Gouveia avançam
Florentino foi titular com o Casa Pia, sábado, na Luz. Foto: Sérgio Miguel Santos/ASF

Benfica: Florentino, Guedes e Gouveia avançam

NACIONAL31.10.202308:00

Lesões criam espaço para os três jogadores se mostrarem a Schmidt; palco já em Arouca na Taça da Liga

A indisponibilidade de Neres, Kokçu e Alexander Bah para estarem nos próximos jogos do Benfica significa que Roger Schmidt muito seguramente se vai socorrer de alternativas no plantel até aqui com pouca utilização. E a começar já em Arouca, num jogo da Taça da Liga em que a equipa precisa de fazer prova de força, depois de derrota (Real Sociedad, na Champions) e empate (com o Casa Pia, na Liga), mas no qual certamente também haverá lugar a alguns testes para consolidar opções para os jogos a seguir. E é neste contexto que há três jogadores que podem criar expectativas sobre o momento.

O primeiro é Florentino Luís, médio defensivo que tem sido tema nas últimas semanas. Parte da crítica e muitos benfiquistas acreditam que ele há algum tempo que deveria estar a jogar como titular (olhando para a temporada passada, na qual esteve em 54 dos 55 jogos dos encarnados), mas soma apenas 389 minutos em 9 jogos e nos três da Champions não jogou. Foi titular frente ao Casa Pia, ao lado de João Neves, e corre com Chiquinho pelo lugar de Kokçu no onze.

O segundo a sonhar com mais minutos é Gonçalo Guedes, que esteve muito tempo a recuperar de lesão. O extremo tem só 3 jogos, 52 minutos, e precisa de competição para se constituir como opção de forma continuada. Com a lesão de Neres, e com Di María também a voltar de lesão (muscular, na coxa esquerda), Guedes deve merecer a confiança de Roger Schmidt e não é descartar a possibilidade de ele ser lançado no onze em Arouca, para a Taça da Liga. O extremo português entrou no jogo da Taça de Portugal, frente ao Lusitânia dos Açores (4-1), e transmitiu sinais positivos.

Guedes, juntamente com João Mário e talvez Casper Tengstedt (o dinamarquês é mais 9 que extremo), terá de lutar por um lugar com outro extremo, mais utilizado por Roger Schmidt como segundo avançado e que, curiosamente, também esteve em plano de destaque no jogo da Taça de Portugal: Tiago Gouveia. O português também entrou na segunda parte do jogo dos Açores, tal como Guedes, e marcou um grande golo, o 4.º desse desafio e o primeiro do jogador pela equipa principal das águias  — Tiago Gouveia tem 22 anos e é da formação. Teria possibilidade forte de sair em janeiro, para jogar com regularidade, mas a lesão de Neres pode levar a SAD dos encarnados a repensar a estratégia desportiva para esta temporada.

Em relação a Bah, a alternativa para lateral-direito, tudo indica, continuará a ser Aursnes, ou um jovem que Schmidt queira fazer subir da formação. João Victor, central que foi adaptado esta época a lateral, não deve ser escolha e mantém-se o cenário de possível saída em janeiro.

O momento de incerteza e a coincidência com as lesões de três jogadores muito importantes colocam, assim, também à prova a qualidade deste plantel, que foi construído para ser mais competitivo.