Benfica-Boavista: Esquecer e recomeçar
João Neves e Bruno Lourenço na primeira jornada, Benfica - Boavista, primeira jornada do campeonato. Foto: IMAGO/Avant Sports

ANTEVISÃO Benfica-Boavista: Esquecer e recomeçar

NACIONAL19.01.202408:00

Águias quererão fazer melhor que na primeira volta; Axadrezados procuram a segunda vitória consecutiva

O Benfica recebe esta noite o Boavista, em jogo a contar para a 18.ª jornada da Liga. O encontro, que começa às 20:15 horas, marca o início da segunda volta, e as águias quererão fazer melhor que na primeira volta: os axadrezados levaram a melhor dos encarnados na abertura do campeonato, impondo ao Benfica a sua única derrota, esta época, em competições nacionais.

São 132 jogos entre os dois conjuntos, com esmagadora vantagem para o Benfica. As águias venceram 77 desses encontros, com o Boavista a sorrir 21 vezes, e o empate a registar-se em 34 ocasiões. 

Kokçu na primeira jornada do campeonato, Benfica - Boavista. Foto: IMAGO/Avant Sports

Começar melhor que na primeira volta

O Benfica parece ter deixado, definitivamente, a má fase para trás. As águias vão numa série de sete partidas a vencer, sendo que não perdem há 12 jogos e têm apenas uma derrota nos últimos 16. Olhando apenas para o cenário nacional, a única derrota dos encarnados foi já em agosto, precisamente contra o adversário desta noite: reduzida a dez, a equipa de Roger Schmidt viu os comandados de Petit – que, entretanto, saiu do comando do Boavista – arrebatar a vitória por 3-2.

É um Benfica muito diferente que entra hoje em campo. Em segundo lugar e no encalço do Sporting, os campeões em título querem revalidar o estatuto de vencedores, e, com os leões em excelente forma, sabem que todos os pontos são importantes.

Com as novas chegadas, haverá a expectativa de perceber como os encarnados vão alinhar. Terá Marcos Leonardo agarrado a titularidade depois de se ter estreado na Luz com um golo? Conseguirá Álvaro Carreras relegar Morato — que deu uma nova consistência defensiva à equipa desde que entrou para a lateral esquerda — para o banco, ou aspirar pelo menos a alguns minutos de jogo?

Onze provável: Trubin; Aursnes, António Silva, Otamendi, Morato; João Neves, Kokçu; Di María, Rafa, João Mário; Arthur Cabral

Lesionados: Alexander Bah, Bernat, David Neres, Tengstedt.

A figura: Rafa.

O atacante português desbloqueou a última partida com a assistência para Di María, numa altura em que o Rio Ave estava muito por cima do jogo. Esteve no terceiro golo e fez também a assistência para João Mário fechar o marcador com o quarto. Rafa cria perigo sempre que acelera, e, se o Boavista conseguir travar as suas arrancadas, estará mais perto de garantir um bom resultado.

O que disse Roger Schmidt, treinador do Benfica: «No primeiro jogo com eles perdemos. Infelizmente foi no último minuto, mas perdemos. Eles fizeram um início de época fantástico, tiveram entretanto alguns problemas, mas nos últimos jogos estiveram muito bem, tal como se viu no jogo com o FC Porto. Jogar contra o Boavista é sempre difícil porque é uma equipa muito física, que impõe muitos duelos, é muito compacta e boa nos contra-ataques. Mas estamos confiantes e em bom momento de forma, nestes jogos temos de trabalhar de forma árdua e já mostrámos várias vezes que podemos fazer isso.»

Recuperar o fôlego

O Boavista atravessou uma fase menos boa, dentro e fora do campo, com os sucessivos casos financeiros que foram sendo reportados. Petit deixou o comando técnico da equipa, dando lugar a Ricardo Paiva, que procura agora levar o barco à frente e evitar o naufrágio. 

Pese embora os resultados menos positivos nas últimas semanas — apenas uma vitória nos últimos dez jogos —, as panteras negras encontram-se em nono lugar da Liga, com 20 pontos. O Boavista, recorde-se, chegou a estar na liderança do campeonato nas primeiras jornadas, e quererão continuar o ano novo a acumular bons resultados (venceram o último jogo, frente ao Vizela).

Onze provável do Boavista: João Gonçalves; Salvador Agra, Sasso, Rodrigo Abascal e Luís Santos; Seba Pérez e Makouta; Bruno Lourenço, Miguel Reisinho e Tiago Morais; Robert Bozenik.

Lesionados: Augusto Dabó, César, Luís Henrique, Pedro Malheiro, Salvador Agra.

Ao serviço da seleção: Bruno Onyemaechi, Chidozie Awaziem.

A figura: Bozeník.

O avançado eslovaco marcou um dos quatro golos no último jogo, e é o melhor marcador da equipa na Liga. O Boavista precisa de pontos para consolidar a sua posição na tabela classificativa, e se tiverem um Róbert Bozeník inspirado no Estádio da Luz, estarão sempre mais próximos de sair de Lisboa com um resultado positivo.

O que disse Ricardo Paiva, treinador do Boavista: «Um candidato ao título, com as armas e a valia do Benfica, não tem momento ideal para ser defrontado. Tem uma preparação, um trabalho que respeita o adversário, olhando para as suas individualidades e dinâmica coletiva, independentemente de vir de um empate ou uma derrota. Não acredito que tenha grande impacto numa equipa com a dimensão de um candidato ao título.»