Athletic-Barcelona: um olho na Champions, o outro no título
João Félix e João Cancelo (IMAGO / AFLOSPORT)

ANTEVISÃO Athletic-Barcelona: um olho na Champions, o outro no título

Bascos, na luta pela prova milionária e moralizados pela presença na final da Taça do Rei, podem atrapalhar João Félix, Cancelo e companhia na corrida à liderança

Ath. Bilbao e Barcelona (João Félix e João Cancelo) defrontam-se este domingo à noite, em San Mamés, para a 27.ª jornada de La Liga, jogo no qual a luta dos bascos pelos lugares de Champions ameaça atrasar mais os catalães na corrida ao título.

Os anfitriões, no 5.º lugar do campeonato (49 pontos), chegam ao encontro moralizados pela vitória sobre o Atl. Madrid que colocou a equipa na final da Taça do Rei, enquanto os visitantes, em 3.º (57 pontos), seguem invictos há seis jogos, alimentando ambição de alcançar Girona e Real Madrid.

No histórico entre as duas equipas, saldo claramente favorável ao Barcelona (121 triunfos em 239 jogos, contra 79 dos bascos), ainda que em San Mamés a equipa treinada por Ernesto Valverde lidere: 57 vitórias em 117 desafios, contra 35 dos catalães.

Na antevisão ao jogo, Xavi Hernández comentou a atual situação de João Félix, dizendo-se feliz com o português.

Entre as referências atacantes, estarão frente a frente Gorka Guruzeta e Robert Lewandowski.

Antes do Athletic Bilbao-Barcelona, outros jogos da 27.ª ronda do campeonato espanhol merecem atenção, alguns com portugueses em ação.

O Villarreal, de Gonçalo Guedes, recebe o Granada. A equipa do extremo luso, que leva seis jogos sem perder, ocupa a 13.ª posição da tabela, com 29 pontos, e recebe o penúltimo classificado (14 pts), que não vence desde 3 de janeiro.

O Atlético Madrid, 4.º classificado (52 pontos), espreita oportunidade para se aproximar do Barcelona, no frente a frente com o Bétis, de Rui Silva e William Carvalho. A equipa de Sevilha está no 6.º lugar (42 pontos), de acesso à Liga Conferência.

Já o Girona, vice-líder do campeonato (59 pontos), quer encurtar distância para o Real Madrid (66 pts, mais um jogo), no desafio deste domingo com o Maiorca, o outro finalista da Taça do Rei que no campeonato está em 16.º (24 pts) e que conta no plantel com Samuel Costa.