As seleções já garantidas nos play-offs de acesso ao Euro 2024
Bósnia-Luxemburgo (Imago)

As seleções já garantidas nos play-offs de acesso ao Euro 2024

INTERNACIONAL18.11.202322:44

Bósnia, Finlândia, Geórgia, Grécia, Israel, Luxemburgo e Polónia ocupam algumas das poucas vagas disponíveis

Portugal e outras 15 seleções já estão qualificadas para a fase final do Euro 2024. Isso significa que ainda há 8 vagas por preencher, sendo que 5 delas vão ser decididas na última jornada da fase de qualificação.

As restantes três vagas vão ser atribuídas aos vencedores dos play-offs de acesso ao próximo Campeonato da Europa. Os doze países selecionados são divididos em três grupos e terão pela frente dois jogos decisivos. Se vencerem os dois jogos (meia-final e depois a final) qualificam-se para o Europeu 2024. O sorteio será feito na próxima quinta-feira, dia 23 de novembro, e os jogos serão jogados no final de março.

Dessas 12 vagas, Polónia, Finlândia, Geórgia, Grécia, Israel, Bósnia e Luxemburgo (estes dois últimos provenientes do grupo de Portugal) são os sete países já garantidos a participar nestes play-offs. E tudo graças à sua positiva prestação na última edição da Liga das Nações.

Para além dessas sete seleções, há mais três que caso não se qualifiquem de forma direta nos seus grupos, já têm um lugar nos play-offs: Croácia ou País de Gales, Itália ou Ucrânia e Cazaquistão ou Eslovénia. Um de cada grupo apura-se logo para o Euro, os restantes ocupam uma vaga nos play-offs.

Muitos outros países que já não se conseguem qualificar estão à espera do fim da fase de qualificação para saberem se ainda têm hipóteses de chegar ao Euro através desses play-offs. Esse é o caso da Islândia e Estónia, que podem ocupar as restantes vagas disponíveis.

Mesmo assim já há 14 seleções que sabem que não têm qualquer hipótese de se apurar, nem pelos grupos originais, nem pelos play-offs: Suécia, Letónia, Andorra, Liechtenstein, Malta, São Marino, Lituânia, Chipre, Bielorrússia, Gibraltar, Ilhas Faroé, Irlanda do Norte, Macedónia do Norte e Noruega.