Apuramento Euro 2024: sexta-feira de nona jornada, que poderá fechar vagas em três grupos
O Estádio Wembley receberá o encontro entre Inglaterra e Malta. Foto IMAGO/PA Images

Antevisão Apuramento Euro 2024: sexta-feira de nona jornada, que poderá fechar vagas em três grupos

INTERNACIONAL17.11.202308:15

Penúltima ronda da qualificação pode resolver várias questões do apuramento nos grupos C, E e H.

Sete encontros disputam-se esta sexta-feira, a contar para a nona jornada dos grupos C, E e H

Grupo C

A Inglaterra, líder do grupo C, enfrenta a seleção de Malta, uma das cinco que ainda não pontuou neste apuramento. Os ingleses já garantiram o primeiro lugar do grupo (têm vantagem no confronto direto com Ucrânia e Itália) e Gareth Southgate poderá promover alterações. Ainda assim, o favoritismo inglês é avassalador contra Malta, que detém o pior ataque e defesa do grupo.

Se o outro encontro serve apenas para «marcar passo», este revela-se fulcral para as esperanças da Itália que pretende estar presente no próximo Euro. Os italianos encontram-se a três pontos dos ucranianos, que têm mais um jogo, e defrontam, na derradeira jornada... a Ucrânia

Em caso de vitória frente à Macedónia, um empate frente ao conjunto ucraniano será suficiente para confirmar o segundo lugar e, consequentemente, o apuramento, devido à vantagem no confronto direto. Por outro lado, não ganhar significa dar a vantagem à Ucrânia a quem, neste cenário, basta a igualdade. A não comparência italiana seria a terceira ausência em quatro grandes torneios - apenas terá participado no Euro 2020, que acabou por vencer. Recorde-se também que a Macedónia, eliminada por Portugal no acesso ao Mundial 2022, havia derrotado, na ronda anterior, esta mesma Itália.

Grupo E

A Albânia, líder do grupo e uma das grandes supresas deste apuramento, enfrenta a Moldávia que, apesar de estar em quarto lugar, tem apenas menos quatro pontos que os albaneses e, por isso, ainda têm os olhos postos na qualificação. Os anfitriões perderam apenas um jogo, precisamente contra esta Albânia, mas uma vitória poderá, dependendo do resultado do outro encontro, levá-los ao segundo lugar. Por seu turno, os visitantes apenas precisam de um empate para garantir a presença no segundo torneio de seleções da sua história.

Polónia e República Checa estão apenas separadas por um ponto, apesar de os polacos terem mais um jogo disputado. Este é, de resto, um jogo do tudo ou nada para os polacos, que precisam de ganhar, esperar que a Moldávia perca com a Albânia e que a República Checa seja derrotada pelos moldavos, na próxima ronda. Por seu turno, a equipa checa só depende de si própria para se qualificar e, se a Albânia vencer, a vitória na Polónia confirmará o apuramento. A estrela do conjunto da casa, Robert Lewandowski, voltou aos golos após seis partidas sem marcar, e poderá fazer a diferença nesta luta pelo bilhete até à Alemanha, no próximo verão.

Grupo H

Dinamarca e Eslovénia lideram o grupo H com 19 pontos e este jogo poderá revelar-se decisivo. Isto porque, quem vencer, confirmará não só a sua presença na fase final do Europeu, mas também, pelo confronto direto, o primeiro lugar. Por seu turno, em caso de derrota, o Cazaquistão poderá ficar à espreita, uma vez que, em caso de vitória com San Marino, fica a um ponto do segundo classificado (ou a dois pontos de ambos, caso empatem). 

A Dinamarca entra em campo bastante mais fragilizada do que a Eslovénia. Se, por um lado, os eslovenos não têm baixas, do lado dinamarquês, são muitas as preocupações para o técnico Kasper Hjulmand. Rasmus Hojlund, melhor marcador da equipa com sete golos na qualificação, está lesionado, assim como dois dos capitães, o central Simon Kjaer e o criativo Christian Eriksen. Ainda assim, a seleção da Dinamarca, que conta com o sportinguista Morten Hjulmand, tem argumentos para enfrentar, cara a cara, a equipa eslovena.

O Cazaquistão recebe San Marino num jogo que, à partida, não deverá gerar dúvidas sobre o seu desfecho. A equipa cazaque pretende aproveitar a fragilidade do seu adversário para se aproximar dos lugares de apuramento, do qual poderá ficar a um ou dois pontos, caso vença. Na próxima jornada, o Cazaquistão enfrenta a Eslovénia, naquele que pode ser o duelo direto pela vaga do grupo, se os eslovenos não vencerem os dinamarqueses.

O encontro entre Finlândia e Irlanda do Norte será disputado entre duas seleções já sem qualquer esperança de chegarem ao Euro 2024. Os finlandeses não têm qualquer baixa no plantel, do lado irlandês, Jonny Evans, lesionado, e Shea Charles, suspenso, não fazem parte das contas de Michael O'Neill.