Treinador do PSG não gostou das palavras do brasileiro para o seu guarda-redes, Donnarumma, e tentou agarrá-lo pelo pescoço, provocando a sua queda no relvado, após o apito final

Após perder a cabeça, Luis Enrique recebe boas e más notícias

Circunstâncias do conflito que terminou com uma agressão do técnico espanhol a João Pedro podem poupá-lo a castigo mais severo. Ainda assim, pode ter de abrir os cordões à bolsa

Minutos depois do PSG ter perdido de forma clara contra o Chelsea (0-3) na final do Mundial de Clubes, Luis Enrique perdeu a cabeça e agrediu João Pedro, avançado dos blues. O episódio sem precedentes conhecidos na carreira do técnico de 55 anos vai ser analisado pela FIFA e, muito provavelmente, castigado.

O ponto de partida para qualquer sanção disciplinar será o relatório do árbitro iraniano Alireza Faghani, que determinará a gravidade do episódio iniciado por jogadores de PSG e Chelsea, logo após o apito final. Inicialmente, Luis Enrique terá tentado acalmar os ânimos e separar a confusão, mas a reação de João Pedro escalou os ânimos.

O jornal espanhol Marca avança que a transferência do castigo para competições domésticas ou internacionais, estará descartada. A mesma fonte que Luis Enrique deverá apenas ser sancionado monetariamente, sem falhar qualquer jogo.

No máximo, o técnico espanhol pode cumprir castigo no próximo Mundial de Clubes, em 2029, para o qual o PSG já está qualificado por ter vencido a última edição da UEFA Champions League. O comportamento de Luis Enrique no relvado do MetLife Stadium foi recebido com surpresa pelas instituições que regulam o futebol mundial.

Ao longo dos mais de 15 anos de carreira como treinador, Luis Enrique pautou-se pelo desportivismo.

Além de Luis Enrique, João Neves também não deverá receber um castigo severo da FIFA, por ter sido expulso após ter puxado o cabelo a Marc Cucurella. Tudo depende da reação oficial do organismo chefiado por Gianni Infantino.