Abel avisa: «Futebol, como o xadrez, é jogado com a cabeça»
Abel Ferreira

Abel avisa: «Futebol, como o xadrez, é jogado com a cabeça»

INTERNACIONAL21.10.202413:44

Abel, do Palmeiras, diz que fator mental será decisivo na luta pelo Brasileirão com o Botafogo. Bicampeão venceu por sonoros 5-3 na casa do Juventude

O Palmeiras venceu o Juventude, em Caxias, por 5-3, e encurtou para um ponto a distância que o separa do Botafogo no topo da tabela, após 30 jornadas. Raphael Veiga, com três golos, Estevão e Richard Rios marcaram para os bicampeões, Ronaldo, Danilo Boza e Edson Carioca fizeram os golos dos donos da casa. No final, o treinador palmeirense Abel Ferreira sublinhou a importância do lado emocional na luta pelo título nos oito jogos que faltam.    

«O aspeto mental é muito importante, o xadrez joga-se com a mão ou com a cabeça? Com a cabeça, não é? O futebol é a mesma coisa, o fator emocional é muito importante, não vamos pensar no futuro senão não conseguimos trabalhar o presente», disse o português. Sobre a equipa comandada pelo compatriota Artur Jorge, foi elogioso: «Tem uma equipa técnica competente, reforços de peso e investiu para dar a volta ao que aconteceu no ano passado».  

verdão é agora o clube com mais probabilidades de título (53%), superando o rival Botafogo (42%), mesmo com um ponto a mais, segundo projeção matemática do site GE. Ainda segundo a matemática, mas a mais objetiva, Raphael Veiga está agora com 99 golos pelo Palmeiras, a mesma marca do ídolo Edmundo. A apenas um golo dos 100, o médio criativo deve ser o primeiro palmeirense a celebrar três dígitos neste milénio. 

E Estevão tornou-se o jogador com 17 anos com mais participações diretas em golos na história do Brasileirão, superando Neymar. Ao marcar um dos golos e ao contribuir com uma assistência para outro, o jovem atacante soma agora 10 golos e oito assistências em 24 partidas, enquanto o hoje atleta do Al-Hilal tinha, com a mesma idade, o mesmo número de golos mas menos dois passes decisivos em 33 partidas disputadas.  

O que falta ao Palmeiras:

O que falta ao Botafogo: