Antigo presidente do FC Porto faleceu este sábado, vítima de doença prolongada
0 seconds of 1 minute, 24 secondsVolume 10%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
01:24
01:24
 

1937-2025 A ligação de Pinto da Costa e Sérgio Conceição: «Bendita a hora»

NACIONAL16.02.202515:30

Jorge Nuno Pinto da Costa morreu este sábado, aos 87 anos. Recordamos aqui histórias da vida do ex-presidente do FC Porto, muitas pelas suas próprias palavras

A competência de Conceição no Nantes

Sérgio Conceição, em junho de 2017, foi escolha pessoal de Pinto da Costa. «Tive o prazer desde terna idade de conviver com Sérgio Conceição. O trabalho fantástico no Nantes foi reconhecido por toda a gente como um grande feito. Era mais difícil o Sérgio fazer o que fez no Nantes do que o que fez o Zidane no Real. A competência foi a cereja no topo do bolo. O trabalho que fez em França foi reconhecido como um grande feito. Mas já antes eu tinha a ideia de que ele iria treinar o FC Porto. Tinha na minha ideia três ou quatro nomes, lista em que o Sérgio não estava, pois sabia que ele tinha assinado pelo Nantes por três anos. Porém, transmiti ao Luciano D’onofrio que gostaria de ter Sérgio Conceição e ele disse-me. ‘Jantei com ele ontem e o Sérgio também gostava imenso de vir para o FC Porto. Isto passou-se no dia 27 de maio, no Restaurante Lusíadas, às 14 horas. Às 16 e 30 o Conceição estava no meu gabinete. A partir daí sabia que tinha treinador e que o presidente do Nantes, sensível à situação, deixá-lo-ia partir. O Sérgio deu-lhe tanto cabo da cabeça que ele acabou por libertá-lo.»

Junho de 2017

Pinto da Costa e Sérgio Conceição na festa da conquista da Liga 2017/2018 (A BOLA)

«Bendita a hora em que apostei no Sérgio Conceição»

A 5 de maio de 2018, o FC Porto tornava-se campeão nacional, após quatro anos de jejum, com Sérgio Conceição a treinador. «Tenho de agradecer a todos o facto de festejar mais um título ao cabo de 33 anos de presidência. Tenho de destacar o notável trabalho do Sérgio Conceição e da sua equipa. Bendita a hora que fiz esta aposta, inteiramente consciente. Ele foi o grande vencedor, a principal mola que impulsionou todo este mar azul. E depois, claro, os atletas, que com a sua classe ímpar conseguiram transformar este sonho em realidade. Somos campeões contra muita gente. A hora H para o arranque da nossa vitória foi a assinatura do contrato com o Sérgio como treinador na sua apresentação do estádio do Dragão. Tudo o que ele transmitiu de confiança, amor e determinação fez-me saber, a partir daí, que íamos alcançar o que atingimos esta noite. Todos os jogadores, com maior ou menor participação, foram profissionais exemplares. Ficarei com eles no coração», explicou Pinto da Costa na festa nos Aliados .

Maio de 2018

«Conceição não será trunfo eleitoral»

«Sérgio Conceição é sócio do FC Porto e tem direito a tomar as opções que quiser. É um grande amigo, seja nosso treinador ou não. É um amigo de vida para mim. Não será um trunfo eleitoral. A renovação só não acontece se ele não quiser. O que desejo, como portista, é que continue, claro. Mas não é altura de falar nisso, nem vou tornar públicas as conversas que tive com ele».

Fevereiro de 2024

Pinto da Costa e Sérgio Conceição (foto: FC PORTO)

«Acordo com Conceição estava combinado há muito»

Dois meses depois, porém, Pinto da Costa anunciou Sérgio Conceição como seu treinador, se ganhasse as eleições: «O acordo para a renovação do contrato de Sérgio Conceição estava combinado há muito tempo. Fomos injustamente afastados da Liga dos Campeões e eu disse-lhe que íamos fazer melhor para o ano e ele aceitou. Quando o Sérgio Conceição dá a palavra, pode vir o que vier, porque ele não falha. Ele não vai receber nem mais um euro neste contrato. Num momento difícil do FC Porto, ele teve um contrato de 45 milhões para ir para a Arábia Saudita. Foi a Paris, quase o obrigaram a assinar, mas ele telefonou-me e disse que ficava no FC Porto. Para mim, isso tem um valor inestimável. Não deixei de ficar admirado com a atitude dele, porque era muito dinheiro. Estamos a entrar numa fase importante, temos uma Taça de Portugal que queremos ganhar e, para a segurança de todos, era importante que os jogadores sentissem que o chefe que todos eles adoram continuasse ao serviço.»

Abril de 2024