Especialista de arbitragem de A BOLA considerou que o alemão Tobias Stiele fez trabalho «disciplinarmente inconsistente»
O germânico Tobias Stiele dirigiu o FC Porto-Roma desta quinta-feira à noite. Sören Storks foi o VAR.
Stieler, que já fez boas arbitragens, escolheu o rigor como forma de gerir o jogo. Vinte e quatro faltas assinaladas corresponderam a onze amarelos e um vermelho por acumulação, algo pouco usual a este nível.
Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:
2' Stieler fez lançamento de bola ao solo quando Diogo Costa indicou que a de jogo estava defeituosa. O alemão esperou que o guarda-redes tocasse a bola para um colega fora da área e só aí interrompeu o jogo. Desnecessário, mas recomeço no local correto, com nova bola.
5' Alan Varela pontapeou o pé de Dicka depois deste claramente ter tirado a bola da zona de perigo. O médio chegou tarde e não evitou contacto que o lesionou momentanemente. Lance bem analisado na área da equipa italiana.
8' Cristante, na passada, pisou o calcanhar esquerdo de Gonçalo Borges, em infração apenas imprudente. O árbitro terá aplicado a vantagem.
12' Kone caiu na área adversária após toque que o próprio deu, na corrida, no joelho de Francisco Moura. O lateral português estava na perseguição mas não promoveu qualquer contacto com o francês. Lance legal.
17' Foi bem exibido o amarelo a Pelligrino, após pisar de forma negligente o pé de Stephen Eustáquio.
20' Alan Varela foi advertido com justiça após atingir com negligência o joelho esquerdo de Dybala.
Não foi, longe disso, um grande jogo do ponto de vista técnico, mas nem a portistas nem a ‘giallorrossi’, que já viram melhores dias, faltou atitude. O FC Porto empatou em casa, mas a eliminatória está em aberto...
28' Zeli Çelik foi advertido após atingir, por trás, a perna de Rodrigo Mora. A infração foi clara, mas o cartão pareceu mais motivado pelo aparato do que pelo contacto em si.
34' Manu Kone entrou com sola à mostra e alto risco (sobre Tiago Djaló), mas na verdade tocou apenas e só na bola. O árbitro advertiu o médio francês devido à ilusão que a abordagem criou em campo.
45+1' Kone empurrou, com o braço, o peito de Eustáquio, não havendo motivo para segunda advertência, como alguns jogadores pediram.
'Keeper' não foi super herói mas evitou o 0-2 para a Roma e lançou a jogada do 1-1. Portistas continuam com muitas peças abaixo dos 'mínimos olímpicos'. Gonçalo Borges esforçou-se mas faltou-lhe discernimento
45+2' Na sequência de critério disciplinar muito rigoroso, Saelemaekers foi advertido por provocar Rodrigo Mora e Francisco Moura por defendê-lo.
45+5' Momento de maior dúvida no jogo: no início do golo da Roma, Baldanzi ganhou a posse de bola a Alan Varela sem cometer infração (essa é a nossa opinião). Os dois jogadores fizeram rotação para a bola, tendo havido ligeiro contacto ao nível das pernas. A forma de cair do argentino, a destempo e com algum exagero, reforça essa convicção.
Zeki Çelik fez o primeiro da partida, aos 45+5', e colcou FC Porto em apuros
54' Otávio fez tacle deslizante negligente sobre Baldanzi, cometendo infração passível de advertência que o árbitro não detetou (terá ficado com a ideia errada que o central jogou apenas a bola).
57' Fora de jogo bem assinalado a Dovbik no ataque da equipa romana.
58' No outro meio-campo, foi a vez de Rodrigo Mora ser apanhado em posição irregular. A decisão, no limite, deixou dúvidas, mas o árbitro assistente estava bem colocado.
Treinador da Roma teceu duras críticas à arbitragem após o empate com o FC Porto, no Dragão
61' Cristante entrou de forma muito negligente (e fora de tempo) sobre a perna esquerda de Rodrigo Mora, em lance que o árbitro aplicou a vantagem. Tobias Stieler esteve bem ao exibir-lhe o amarelo na interrupção seguinte (dois minutos depois).
71' Otávio foi advertido com justiça após agarrar Baldanzi de forma ostensiva e antidesportiva.
67' Golo legal de Francisco Moura, a empatar a partida no Dragão.
Lateral-esquerdo estreia-se a marcar com a camisola do FC Porto
72' Fábio Vieira potenciou a queda, mas Cristante puxou mesmo o braço direito do médio, cortando em falta saída rápida. Foi bem mostrado o segundo amarelo ao jogador da Roma.
90+3' Gul escorregou na área adversária sem sofrer infração de N Dicka. O árbitro esperou pelo VAR, que sinalizou a legalidade da jogada.
90+4' Amarelo a Leandro Paredes e, logo a seguir, a Baldanzi.
Nota do árbitro: 5