Rafael Nadal é agora Marquês
O ex-tenista Rafael Nadal, de 39 anos, foi condecorado pelo Rei Felipe VI de Espanha com o título de Marquês de Llevant de Maiorca. O vencedor de 22 títulos do Grand Slam recebeu esta distinção nobiliárquica sete meses após se ter retirado da competição.
No Palácio da Zarzuela, Rafael Nadal e outras cinco personalidades espanholas foram condecoradas pelo Rei Felipe VI numa cerimónia festiva. Para além do antigo tenista, também foi reconhecido o trabalho de figuras como Luz Casal (cantora), Jaime Alfonsin Alonso (chefe da Casa Real durante uma década), Teresa Fernandez Perales (nadadora), Carlos Lopez Otin (bioquímico) e Cristina Garcia Rodero (fotógrafa).
‼️El Rey 👑 concede los primeros títulos nobiliarios de su reinado
— EM-electomania.es (@electo_mania) June 19, 2025
🏅 Rafa Nadal, marqués de Llevant de Mallorca
🏊 Teresa Perales, marquesa de Perales
🎤 Luz Casal, marquesa de Luz y Paz
🏛️ Jaime Alfonsín, marqués de Alfonsín y grande de España
…
👇https://t.co/JbDoAcfq6x pic.twitter.com/kEirkfx3IE
«São expoentes da excelência, seja ao serviço da Coroa, seja no domínio do pensamento, da cultura, da ciência, da arte ou do desporto», afirmou o monarca espanhol, que está a celebrar dez anos no trono e atribui estes títulos pela primeira vez.
De acordo com o El País, estes títulos honoríficos não podem ser vendidos ou comprados e não implicam qualquer compensação financeira.
Nadal foi nomeado Marquês de Llevant de Maiorca. Llevant é uma região no leste das Ilhas Baleares, que inclui Manacor, cidade natal do campeão espanhol.
Nadal competiu entre 2001 e 2024 e conquistou 92 títulos, 22 dos quais em torneios do Grand Slam. O "Matador" está associado à história de Roland Garros, tendo vencido o torneio de Paris por 14 vezes ao longo da sua carreira. Para além disso, Nadal conta ainda com duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos e cinco títulos na Taça Davis.
Nos 24 anos em que jogou ténis profissionalmente, o novo Marquês arrecadou mais de 130 milhões de dólares só em prémios monetários.
Em 2008, o trabalho de Nadal foi reconhecido com o Prémio Príncipe das Astúrias, na altura também entregue por Felipe VI.