Questão de prioridades
Pedro Proença responde a questões no final da XII Cimeira de Presidentes. Foto: Ricardo Gonçalves

OPINIÃO Questão de prioridades

OPINIÃO28.03.202411:00

"A Liga e o Benfica reuniram-se e ficou decidido que não havia necessidade de alterações no calendário». PEDRO PROENÇA (Presidente da Liga Portugal, sobre a jornada 29)

Quando saíram notícias sobre o facto de a liga francesa ter adiado os jogos da jornada 29 nos quais participam equipas ainda em prova nas competições da UEFA (PSG na Champions, Marselha na Liga Europa e Lille na Liga Conferência), a reação visceral dos adeptos do Benfica foi: porque é que a liga portuguesa não deu a mesma benesse às águias? O Marselha descansa entre os dois jogos europeus e o Benfica terá de receber o Moreirense no dia 14, três dias depois de jogar em casa com os franceses e quatro antes de visitar o Vélodrome.

Fez bem Pedro Proença em vir explicar que a possibilidade foi levantada com os encarnados, que decidiram não a aproveitar. Porque convém ver o reverso da medalha. O Marselha descansa antes de receber o Benfica, sim, mas a seguir terá apenas dois dias de repouso completos antes de ir a Toulouse e outros dois para a receção ao Nice, dois jogos da Ligue 1. Já o Benfica só terá de enfrentar os tais dois dias inteiros de descanso entre jogos seguidos em casa (Marselha e Moreirense), mas depois terá três entre idas a Marselha e a Faro e quatro para a receção ao SC Braga. É tudo uma questão de prioridades e a do Benfica, como a de todos os clubes portugueses, está claramente no campeonato.

É bom lembrar que a Liga, na sua essência, são os clubes. Proença tem bastante autonomia, e faz papel de mediador quando os interesses de vários clubes são opostos, mas num caso como este nunca seria um obstáculo. Ou não teria sido reeleito nem seria o preferido dos clubes para a presidência da federação...

Vídeo que pode interessar: