Bem-vindo, FC Porto
Estádio do Dragão (Foto: PAULO SANTOS/ASF)

OPINIÃO Bem-vindo, FC Porto

OPINIÃO28.03.202411:30

A chegada do FC Porto constituirá um acréscimo de qualidade ao futebol feminino

Tenho seguido com especial atenção a campanha para as eleições do FC Porto. Não por me interessar por algum candidato em particular, mas porque me parece evidente que depois do dia 27 de abril, ganhe quem ganhar e a avaliar pelas promessas eleitorais, será inevitável a entrada portista no universo do futebol sénior feminino.

É uma boa notícia. Para os seus adeptos e não só. A chegada do FC Porto constituirá um acréscimo de qualidade para a competição. Porque tem meios, materiais e humanos, que podem e devem ser aproveitados e adaptados do seu futebol masculino para impulsionar o feminino.

Uma boa notícia, também, para o cada vez maior número de praticantes, onde se contam muitas adeptas portistas. Seguramente que para elas seria um orgulho representar o emblema do coração. É um grande clube e com enorme potencial para conquistar jogadoras. Mas, acima de tudo, tendo em conta as condições que já tem, poderá proporcionar ótimas ferramentas para desenvolver o nosso talento português. Porque esse deve ser o ponto fulcral, potenciar o talento que a jogadora portuguesa tem. Começa a existir muita qualidade na formação, mas nem todas vão conseguir chegar ao topo porque o funil está cada vez mais apertado. Atualmente temos o Sporting, SC Braga e Benfica a proporcionar excelentes condições, mas onde vão parar as jogadoras que se formam nesses clubes? Precisam de outros que lhes possam assegurar a continuidade do seu desenvolvimento com idêntica qualidade à que tiveram na formação. Caso contrário perdem a motivação, desistem.

A entrada do FC Porto é boa notícia, ainda, pelo mediatismo que dará à Liga. Mais adeptos nos estádios, mais atenção da imprensa, logo uma maior capacidade de investimento económico.

E, por fim, mais força para lutar pelo que é essencial: profissionalizar a Liga, dar melhores condições às atletas e dessa forma ajudar a diminuir o gap competitivo. Ganhando capacidade para reter talento e atrair talento.

Há um longo caminho a percorrer… mas bem-vindo, FC Porto.

*Agente FIFA