Rafa Silva representa o Besiktas desde o verão de 2024 — Foto: IMAGO
Rafa Silva representa o Besiktas desde o verão de 2024 — Foto: IMAGO - Foto: IMAGO

Benfica: Rafa só volta a custo zero

Encarnados mantêm-se afastados do conflito entre avançado e Besiktas. Mas continuam atentos

O Benfica vai continuar a acompanhar com atenção o conflito entre Rafa e o Besiktas, sem qualquer intervenção até que tudo esteja resolvido. O avançado de 32 anos espera chegar a acordo para a rescisão de contrato sem que qualquer das partes seja lesada e só depois decidirá o que fazer — prosseguir a carreira no estrangeiro ou voltar a Portugal.

O Benfica só avançará para a contratação se Rafa se desvincular e estiver interessado em regressar ao País. E, por agora, nada disso é certo. Não deixará, porém, de continuar a seguir com o maior interesse a situação — Rui Costa, José Mourinho e Mário Branco entendem que o avançado poderá dar um contributo muito positivo à equipa.

Não há, pois, qualquer interesse do Benfica em queimar etapas. Também porque quer manter as boas relações com o Besiktas, com o qual fez vários negócios, entre os quais a transferência de Orkun Kokçu por €25 milhões ou o empréstimo de David Jurásek, só para citar os mais recentes.

O presidente do Besiktas, Serdal Adali, aproveitou, sábado, em conferência de Imprensa, para deixar um aviso aos encarnados. «Não acho que o Benfica vá seguir o caminho errado contra nós. Temos boa relação. Se realmente quisessem Rafa, ligariam e diriam-nos. Não escolheriam dar uma volta enorme», atirou, reagindo ao potencial interesse das águias. O Benfica não está disposto a pôr em causa essa boa relação.

A estrutura do futebol profissional está em campo, já, para fazer ajustes no plantel, como admitiu Rui Costa na campanha eleitoral — as prioridades são um ala, um avançado e um lateral-esquerdo. Rafa será sempre encarado como uma boa oportunidade de negócio. Mas até tudo estar resolvido entre o avançado e o Besiktas ainda demorará algum tempo a passar.