Cristiano Ronaldo celebra golo marcado à Alemanha na Liga das Nações (IMAGO)

«No Mundial, Ronaldo pode fazer tudo e Portugal também»

Louis Saha deixa rasgados elogios ao antigo colega de equipa, que diz ter sido «inteligente em não ir ao Mundial de Clubes»

Louis Saha foi colega de equipa de Cristiano Ronaldo no Manchester United durante quatro épocas e meia e comentou a recusa do craque português em assinar por um clube para jogar no Mundial de Clubes.

«A lógica é diferente com este tipo. Pensando no Mundial 2026, acho que ele já está a planear estar lá. Gostaria muito de o ver nesse palco e penso que foi inteligente em não ir ao Mundial de Clubes. É fisicamente impossível para um jogador da sua estatura apostar numa competição como esta», disse o antigo internacional francês ao site Coin Poker.

«Para as pessoas que querem ver o melhor Mundial [de seleções] possível, é ótimo que ele se tenha mantido seguro e descansado. Ronaldo continua a dar um grande espetáculo e vai estar o mais apto e competitivo possível no Campeonato do Mundo», disse também.

Cristiano Ronaldo e Louis Saha num jogo do Manchester United em 2004 (IMAGO)

O Mundial 2026 poderá ser o último grande torneio de seleções que Ronaldo fará por Portugal. Mas Saha não põe de parte a hipótese de CR7 jogar para lá de 2027, altura em que termina o contrato com o Al Nassr.

«Com o Cristiano, ninguém sabe porque depende sempre dele. Ainda hoje está a provar ao mundo que é um grande jogador. Está a demonstrá-lo não só no Al Nassr, mas também por Portugal. Vê-lo levantar o troféu da Liga das Nações foi fantástico.»

«O que Ronaldo fez no futebol eclipsa Messi»

Saha, que levantou a Champions League com Ronaldo em 2008, não põe limites ao que a Equipa das Quinas pode alcançar no Mundial do próximo ano.

«Num torneio desta envergadura, Ronaldo pode fazer tudo e Portugal também. Obviamente, é preciso ter alguma noção da realidade. Não são os favoritos e Ronaldo talvez não possa jogar de três em três dias. Quando se tem 41 ou 42 anos, já não se consegue recuperar como dantes. É preciso mais tempo.»

«No entanto, confio nele e o Ronaldo vai encontrar uma forma de tirar o máximo partido de si próprio. Penso que continua a ser extremamente perigoso no ataque e é muito bonito vê-lo ainda a jogar», completou.

Por fim, Saha não deixou de comentar a eterna rivalidade entre Ronaldo e Lionel Messi: «Com Lionel Messi nos Estados Unidos, também se pode apreciar a sua fantástica carreira, mas já o disse antes e volto a dizê-lo, acho que o que Ronaldo fez no futebol eclipsa Messi.»