Diogo Dalot, o rei da versatilidade

Diogo Dalot, o rei da versatilidade

SELEÇÃO12.09.202319:41

O lateral do Manchester United é, cada vez mais, peça determinante na estratégia da Seleção Nacional

A goleada da Seleção de Portugal frente ao Luxemburgo por 9-0 representa a sua maior vitória de sempre em jogos (oficiais ou particulares) e Diogo Dalot foi um dos jogadores em destaque pela sua consistência e adaptabilidade. 

Nos últimos dois jogos da equipa das quinas, o jogador do Manchester United cumpriu 180 minutos em campo e confirmou uma vez mais que é solução à direita e à esquerda, tendo-se tornado um dos indiscutíveis de Roberto Martínez. 

Além de contribuir decisivamente para as duas ‘clean sheets’ da equipa portuguesa nos dois últimos jogos, com nove duelos ganhos em 11 (82%), Dalot foi igualmente importante no momento ofensivo, com quatro dribles bem sucedidos em outros tantos tentados (100%) e uma das melhores percentagens de passes acertados entre todos os jogadores da seleção (88%). 

No jogo com o Luxemburgo, a importância de Diogo Dalot foi ainda maior pela ‘nuance’ adicional que ofereceu ao sistema tático português, atuando como lateral puro no momento defensivo e como médio interior em situações de ataque, dois papéis que desempenhou com igual competência e qualidade graças ao seu dinamismo, eficiência e critério com a bola nos pés. 

O jogador de 24 anos esteve perto de selar com chave de ouro a sua grande exibição frente ao Luxemburgo com uma assistência primorosa, de primeira, a isolar Ricardo Horta, que não conseguiu bater o guarda-redes adversário. 

Um dos portugueses em maior evidência no Mundial do Catar, a par de Gonçalo Ramos, Diogo Dalot tem ganhado espaço na seleção nacional e é hoje um dos nomes que Roberto Martínez não dispensa. 

Titular em quatro das últimas cinco partidas de Portugal, Dalot oferece soluções ao selecionador tanto na lateral direita, a sua posição de origem, como na lateral esquerda, onde já atuou por diversas vezes no Manchester e na qual se sente cada vez mais confortável.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer