)
Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo, que consigam ser felizes juntos
Há quantos anos tens a mesma profissão ou fazes diariamente a mesma coisa? Se não fores de grandes mudanças, e te mantiveres fiel à profissão pela qual te apaixonaste, percebes que às vezes o difícil é encontrares motivação para trabalhar mesmo que seja naquilo que realmente gostas. (Aqui entre nós, deixa-me que te diga que gosto mesmo de ser jornalista, mas há dias em que até a mim me falta paciência para muito disto...)
Posto isto, a verdade é que admiro (quem me conhece sabe que não sou de meias palavras) a paixão, a determinação e a vontade que Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo têm de se reinventarem. Duas gerações distintas, duas personagens diferentes, mas dois teimosos na garra que colocam neste amor que têm pelo futebol. Um tem 70 anos (está quase a fazer 71) e o outro 40 e vão trabalhar pela primeira vez juntos, porque sabem que isso vai marcar a carreira dos dois.
Conheço-os há mais de duas décadas e acredito que vão encontrar-se na fase ideal da carreira um do outro. Já viveram muito. Já mudaram muito e a vida ensinou-os a tolerar muito mais do que toleravam quando eram mais jovens.
As porradas que a vida lhes deu (sim, eles podem ter as contas bancárias recheadas, mas também têm mazelas) vão permitir-lhes ser felizes juntos na Arábia. Acredito! E, se no final vencerem juntos, os novos diretores José Semedo e Simão Coutinho agradecem.
CR7 escolheu Jorge Jesus para treinador do Al Nassr porque quer vencer e sabe que com o português vai estar mais perto disso. JJ vai reforçar a equipa e torná-la mais forte e vai ser também um desafio para Ronaldo treinar pela primeira vez com alguém a quem nenhum jogador fica indiferente.
Treinar o craque português tornou-se o melhor caminho para JJ depois de não ter cumprido (ainda) o sonho de ser selecionador do Brasil. À beira dos 71 anos acredita que vai (como ele diz) ajudar Cristiano a vencer na Arábia e vai (digo eu) querer fazer com ele a melhor gestão possível durante a época, para o entregar a Portugal em forma para o Mundial de 2026.
Esta será uma época para ganhar e para gerir o esforço de CR7. Os dois sabem isso e nesta equação Jorge Jesus pensou em tudo e voltou a ter na equipa técnica o preparador-físico Márcio Sampaio.
Ter Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo na mesma equipa vai marcar, sem dúvida, esta nova época. Só espero que ambos consigam ser felizes juntos porque são (sem dúvidas) duas personagens marcantes na história do futebol português.