Yolanda Hopkins vai disputar o circuito principal de surf em 2026.
Yolanda Hopkins vai disputar o circuito principal de surf em 2026. - Foto: IMAGO

Yolanda imparável no Brasil já está na final

A primeira portuguesa a garantir a entrada no circuito mundial de surf continua a mostrar que atravessa um excelente momento e está na final da etapa brasileira do Challenger Series

Yolanda Hopkins pode até ter feito história no surf português, ao tornar-se a primeira atleta no circuito mundial, mas no Saquarema Pro, Rio de Janeiro, continua focada e determinada a mostrar que este sucesso é merecido. Hoje, garantiu a presença na final da prova das Challenger Series da Liga Mundial de Surf (WSL) e agora vai defrontar a basca Annette Gonzalez Etxabarri (13 pontos), que afastou a irmã Janire (10,83)!

Poucas horas depois de se tornar a primeira surfista portuguesa a entrar no circuito mundial, a algarvia de 27 anos mostrou nas meias finais que, de facto, o seu lugar é entre as melhores.

Na segunda bateria, Yoyo fez 10,67 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (5,67 e 5,00) e deixou pelo caminho a experiente australiana, 34 anos, Sally Fitzgibbons, ex-top mundial, que marcou 9,66 pontos (5,83 e 3,83).

Yolanda Hopkins, de 27 anos, garantiu matematicamente na quinta-feira a qualificação para o circuito principal da WSL, o Championship Tour (CT).

O Banco do Brasil Saquarema Pro, na Praia de Itaúna, no Rio de Janeiro, é a quinta e penúltima etapa das Challenger Series (CS), que oferecem as vagas de acesso para o CT de 2026, 10 para a competição masculina e sete para a feminina.

O Lexus Pipe Challenger, no Havai, entre 29 de janeiro e 9 de fevereiro, e o Newcastle Surfest, de 9 a 15 de março, na Austrália, são as duas últimas provas do circuito secundário para determinar quem segue para a elite.