Yolanda Hopkins «Tem sido uma viagem incrível!»
Yolanda Hopkins está a viver no Brasil uma semana inesquecível!
A surfista algarvia garantiu ontem a primeira vitória da carreira no circuito Challenger Series, ao bater a basca Annette Gonzalez Etxabarri na final do Saquarema Pro, no Rio de Janeiro.— 13.16 pontos (7.33 + 5.83) contra 10.20 (5.33 + 4.87) da adversária.
«Tem sido uma viagem incrível! Este evento tem disso tão especial para mim… Qualifiquei-me para o CT há dois dias e agora vencer neste mesmo palco é inacreditável», disse a olímpica lusa. «Estava a tentar acalmar-me, as ondas estavam complicadas e sabia que tinha de sair-me bem para conseguir competir com a Annette. Ela estava a surfar tão bem durante todo o evento. Mas hoje foi diferente, porque as ondas eram mais pequenas, não tinha de estar na luta com as grandes. Conseguiu encontrar espaço para fazer o que adoro. Estou super entusiasmada», assumiu depois do primeiro triunfo numa etapa Challenger Series, que a colocou no primeiro lugar do ranking.
A surfista, que nasceu em Faro em 1998, filha de pai português e mãe galesa, tornou-se a primeira portuguesa a garantir um lugar no circuito mundial de surf, uma elite onde, até agora, apenas Tiago Pires e Frederico Morais tinham conseguido entrar.
«Estou muito feliz de ser a primeira, mas espero não ser a única», disse quando garantiu os pontos necessários para a qualificação, depois de ter alcançado as meias-finais na etapa brasileira do CS.
Há ainda mais duas portuguesas que continuam a sonhar com a hipótese de se juntarem a Yoyo: Francisca Veselko (4.ª do ranking) e Teresa Bonvalot, que caiu para 12.º lugar. Mas, para tal terão de terminar o circuito de qualificação entre as sete melhores do ranking, pois são estas as vagas que abrem a porta do Championship Tour.
Veselko esteve muito bem no início da temporada, com um triunfo em Newcastle, na Austrália, naquele que foi, então, o segundo triunfo luso na modalidade, depois de Teresa Bonvalot ter vencido em Sydney, em 2022.
Já em 2026, o Lexus Pipe Challenger, no Havai, entre 29 de janeiro e 9 de fevereiro, e o Newcastle Surfest, de 9 a 15 de março, na Austrália, são as duas últimas provas do circuito secundário e determinantes para as portuguesas.