Volta ao Algarve: as novidades e os perfis das etapas
A Volta ao Algarve 2026 apresenta um percurso renovado e introduz, pela primeira vez, pontos quentes com bonificação de tempo.
A prova algarvia volta a contar com algumas das principais figuras do ciclismo internacional, com destaque para o português João Almeida (UAE Emirates-XRG), apesar da ausência do campeão em título, o dinamarquês Jonas Vingegaard.
«Entre as novidades, foram introduzidos pontos quentes, permitindo que num espaço de um quilómetro e cem metros possamos conquistar nove segundos, não ganhar a etapa e sermos o líder», afirmou o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Cândido Barbosa, esta terça-feira, em Faro, durante a apresentação da prova que se realiza entre 18 e 22 de fevereiro.
Integrada na categoria UCI ProSeries 2.Pro, a Volta ao Algarve arranca em Vila Real de Santo António, que recebe pela primeira vez uma partida da prova, e termina no Alto do Malhão, em Loulé, ao fim de cinco etapas.
O traçado inclui igualmente o habitual contrarrelógio individual, este ano ao terceiro dia de prova e com percurso plano - em 2025 decorreu no último dia, com final no Alto do Malhão e foi decisivo para vitória à geral - além de etapas planas e de média montanha, que poderão favorecer abordagens táticas desde os primeiros dias de competição.
Entre as equipas confirmadas está a UAE Emirates-XRG, que será liderada por João Almeida, segundo classificado em 2025, e contará ainda com os outros três ciclistas portugueses, os gémeos Ivo e Rui Oliveira e António Morgado.
«O João Almeida certamente que vem para disputar e daí trazer o quartel-general de portugueses que normalmente são também parte da ajuda noutras provas», disse Cândido Barbosa.
A corrida tem início a 18 de fevereiro, com uma etapa de 185,60 quilómetros entre Vila Real de Santo António e Tavira, que inclui três sprints bonificados concentrados em pouco mais de um quilómetro.
A segunda etapa, com 157,10 quilómetros, liga Portimão ao alto da Fóia, em Monchique, na primeira chegada em montanha da edição, com três pontos quentes.
O terceiro dia, a 20 de fevereiro, é dedicado ao contrarrelógio individual, com partida e chegada em Vilamoura e passagem por Quarteira, num percurso de 19,5 quilómetros.
A quarta etapa liga Albufeira a Lagos, numa distância de 182,10 quilómetros, incluindo um circuito final de 32 quilómetros.
A quinta e última etapa parte de Faro e termina no Alto do Malhão, em Loulé, após 153,10 quilómetros, apresentando como novidade a dupla passagem pela subida, integrada num circuito final de 45 quilómetros.