André Villas-Boas (foto: LUSA)

Villas-Boas assina protocolo para a construção de uma academia «de excelência»

Presidente do FC Porto discursou após assinatura do protocolo para nova infraestrutura de formação dos dragões (para a qual já há planta)

André Villas-Boas e Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, assinaram na manhã desta quinta-feira o protocolo para a construção da nova academia do FC Porto, que será erguida ao lado do Centro de Treinos e Formação Desportiva do Olival.

Após a assinatura, o presidente portista falou aos jornalistas no Salão Nobre da Câmara Municipal de Gaia para assinalar este momento.

«A história entre o FC Porto e o Munícipio de Gaia mescla-se de forma natural. Gaia é um dos centros nacionais com maior número de associados e adeptos do clube e deu-nos alguns dos nossos fundadores, dirigentes e gloriosos atletas. A nossa história e feita por gente que partilha o amor azul e branco.»

«Em 2002, este vínculo tornou-se ainda mais profundo com o lançamento das bases do Centro de Treinos do Olival, que se revelou fundamental na construção do nosso sucesso, e no futuro será determinante na continuação de crescimento de talentos do FC Porto, que finalmente se verão dotados de condições estruturais para desenvolverem as suas capacidades», continuou Villas-Boas.

«Hoje, as exigências do futebol pedem-nos outras respostas e investimento em novas estruturas. Assim, procedemos à procura de espaços em proximidade do atual Centro de Treinos e Formação Desportiva do Olival, tendo encontrado as condições necessárias a pouco metros de distância para a implementação de um centro de alto rendimento para as equipas profissionais do FC Porto, de forma a dotá-las de um equipamento de excelência, em linha com as necessidades de uma equipa europeia de topo.»

O presidente dos dragões salientou outros objetivos que esta obra requererá: «Investir numa infraestrutura desta importância requer responsabilidade, rigor, planeamento e sustentabilidade financeira. Assim, demos cada um dos nossos passos de forma calculista, suscitando dúvidas que, com o tempo, em colaboração com a Câmara Municipal de Gaia, os seus arquitetos e demais responsáveis do planeamento, obtivemos as respostas necessárias para que, hoje, se assinasse o protocolo de cooperação entre as duas instituições. »

Planta do novo Centro de Alto Rendimento do FC Porto

«Na escolha do arquiteto Silva Garcia para liderar este projeto, encontramos um profissional reconhecido, respeitado e sério e estou seguro de que teremos assegurada a excelência funcional, arquitetónica, paisagística e ambiental de convivência com o envolvente natural e humano do espaço. Todos estes aspectos convergem para o propósito deste empreendimento, construir um portal capaz de acolher uma equipa de elite que aqui encontre os seus meios para se concentrar unicamente no enriquecimento constante das suas capacidades e da sua performance. O projeto trouxe desde a sua agência um parecer amplamente favorável por parte do município e também, desde aí, ficou clara a vontade de ser desenvolvida em estreita articulação entre ambas as entidades.»

«Este protocolo assegura-nos o apoio necessário a questões técnicas, legais e humanísticas associadas à construção bem como a articulação de intervenções no espaço público que valorizem a implementação do Centro de Alto Rendimento naquele local. Esta abertura é para nós muito importante. Os nossos agradecimentos à autarquia por mais uma vez nos acolherem de forma tão explicadora», concluiu.