Villarreal 'explode' contra a LaLiga: «Absoluta falta de respeito»
Na reação ao cancelamento da mudança do jogo do campeonato espanhol entre Villarreal e Barcelona para Miami, nos EUA, o Villarreal lançou um comunicado oficial no qual expressou o seu «profundo descontentamento com a LaLiga», critica a forma como a entidade conduziu o caso e «lamenta que a LaLiga, como organizadora, não tenha liderado melhor a gestão», queixando-se de uma «total e absoluta falta de respeito».
Além disso, o clube deixou reparos à forma como a decisão foi divulgada, precisamente durante o jogo entre o Villarreal e o Manchester City, na UEFA Champions League, disputado no Estádio da Cerâmica.
Comunicado
O Villarreal CF deseja expressar o seu profundo descontentamento com a LaLiga pela má gestão na organização do jogo previsto para ser disputado em Miami contra o FC Barcelona a 20 de dezembro, correspondente à 17.ª jornada, que afinal não se realizará nos Estados Unidos.
Tal como já fez esta temporada em repetidas conferências de imprensa através do presidente da entidade, Fernando Roig, e do diretor executivo, Fernando Roig Negueroles, o clube deseja recordar em detalhe toda a cronologia dos factos relativos a este assunto:
O projeto de jogar uma partida da LaLiga fora de Espanha é uma iniciativa que surgiu da própria LaLiga para a expansão global da competição. A LaLiga propôs ao Villarreal CF neste verão participar e ser o anfitrião desse encontro que seria disputado contra o FC Barcelona antes da pausa natalícia. O Villarreal CF, como já expressou publicamente em repetidas ocasiões, aceita porque considera que este projeto é muito bom para o crescimento do clube e, acima de tudo, para a contribuição do desenvolvimento da competição, mas exige duas condições fundamentais e de cumprimento obrigatório para a sua realização:
Que o dinheiro destinado a esta iniciativa pela LaLiga seja para compensar os sócios do Villarreal CF, que são os verdadeiros afetados por esta situação, por perderem um dos jogos já incluídos no seu passe de temporada, oferecendo-lhes a possibilidade de viajar gratuitamente para Miami para assistir ao jogo ou devolvendo-lhes parte do dinheiro do passe de temporada.
Que nenhum dos dois clubes participantes obtenha qualquer benefício económico direto da LaLiga por disputar esse jogo, uma vez que o dinheiro deve ser destinado a compensar os sócios do Villarreal - como esclarecido no ponto 1 - e porque, além disso, seria injusto para os restantes clubes da LaLiga.
A LaLiga compreende e concorda com estes pedidos e o Villarreal CF segue as suas indicações para formalizar o pedido entre todas as partes, uma vez que deve ser a própria Liga, como organismo responsável e líder desta iniciativa a todos os níveis, que deve solicitar todas as autorizações correspondentes e transmitir toda a informação aos restantes clubes e aos diferentes organismos competentes, como a RFEF, a UEFA, a FIFA e a AFE.
Desde que essa possibilidade começou a ser considerada no verão, compreendendo a complexidade logística de um jogo dessa dimensão e o que implica uma deslocação massiva de adeptos para outro continente, o Villarreal CF colocou-se à disposição da LaLiga e insistiu na importância de trabalhar com antecedência e planeamento para poder atender a todas as necessidades correspondentes.
Não havendo avanços no desenvolvimento e organização por parte da LaLiga, o Villarreal CF transmitiu a sua máxima preocupação em repetidas ocasiões a essa entidade e instou-a a definir aspetos tão básicos e fundamentais como a confirmação do horário do jogo e a contratação da agência de viagens para uma deslocação de tal envergadura, vitais para poder começar com a organização. De facto, estava marcada uma reunião para esta quinta-feira, na qual, se essas questões não fossem resolvidas imediatamente, o clube iria retirar-se do projeto por não ter as condições mínimas garantidas para a organização.
Ontem à noite [terça-feira], minutos antes do início do jogo entre o Villarreal CF e o Manchester City pela Liga dos Campeões no Estádio de la Cerámica, o clube foi notificado por telefone pela LaLiga que o jogo havia sido cancelado por decisão da empresa promotora, mas que se tratava de uma informação confidencial e que se procuraria o melhor momento para comunicá-la em conjunto, tal como tinha sido feito para notificar a confirmação do jogo a 8 de outubro.
No entanto, minutos depois e para surpresa da entidade, a LaLiga decidiu fazer um comunicado unilateral para anunciar o cancelamento de um encontro que envolvia o Villarreal nada menos do que durante a disputa de um jogo tão importante para o clube, mostrando uma total e absoluta falta de respeito para com o clube, bem como pouca sensibilidade e empatia.
O Villarreal CF lamenta que a LaLiga, como organizadora, não tenha liderado melhor a gestão e que, finalmente, o jogo da LaLiga em Miami não possa ser realizado, pois acredita que é uma boa oportunidade para o crescimento dos clubes e da LaLiga a nível internacional. Por sua vez, a instituição continuará com a sua política e filosofia de continuar a contribuir para o progresso do clube e da própria competição.
Artigos Relacionados: