Vídeo: tenista norte-americano atira-se a árbitro após derrota: «Vai-te f****!»
Francis Tiafoe insultou o árbitro da partida depois de perder contra Roman Safiullin na 3.ª ronda do Masters 1000 de Xangai, por 1-2, com parciais de 7/5, 5/7 e 6/7 [5-7].
«Vai-te f****!», disse o norte-americano ao juiz do encontro Jimmy Pinoargote.
Tudo se deve ao castigo que o árbitro aplicou a Tiafoe num momento crítico do duelo. No tiebreak do 3.º parcial, com 5-5 no marcador, o n.º17 do ranking mundial preparava-se para servir, porém, Pinoargote penalizou-o por demorar demasiado tempo, retirando-lhe a possibilidade de fazer o primeiro serviço.
Moment which lead to Tiafoe lashing out on the umpire.
— edgeAI (@edgeAIapp) October 8, 2024
Umpire gave him time violation warning and took his first serve away.
He said ‘I’m not buying it, this is now second serve’
Tiafoe said ‘ I tossed the ball, this is the rule’
pic.twitter.com/hBDAAamvrm
Logo aí, Tiafoe insurgiu-se com a decisão. «Já tinha atirado a bola, essa é a regra», disse, dando a entender que já estava a fazer o movimento da pancada, algo que não é sancionado, mesmo que ultrapasse os 25 segundos que tem para colocar a bola em campo.
Moment which lead to Tiafoe lashing out on the umpire.
— edgeAI (@edgeAIapp) October 8, 2024
Umpire gave him time violation warning and took his first serve away.
He said ‘I’m not buying it, this is now second serve’
Tiafoe said ‘ I tossed the ball, this is the rule’
pic.twitter.com/hBDAAamvrm
Refira-se, no entanto, que Tiafoe já tinha recebido um aviso por exceder o tempo limite para servir. Ou seja, o primeiro warning não é alvo de sanção, só ao segundo é que perde o primeiro serviço. Caso voltasse a ser admoestado perderia o ponto automaticamente.
Contudo, como os vídeos demonstram, o norte-americano estava a preparar-se para o serviço, mas não estava ainda a fazer a movimento da pancada.