Vela: Mundial de J/70 arranca em Cascais com mais de 100 embarcações
A vila de Cascais prepara-se para receber o Mundial de J/70 em vela, que tem início na próxima segunda-feira e se prolonga até 12 de setembro. A competição contará com mais de 100 embarcações em representação de 26 países, reunindo cerca de 500 velejadores.
Entre os participantes destacam-se vários nomes de destaque da vela nacional, como os olímpicos Hugo Rocha, medalhado com bronze em Atlanta-1996, Vasco Serpa, Frederico Melo e Bernardo Freitas. Estes velejadores, que integram diferentes equipas, beneficiam do conhecimento profundo do campo de regatas.
A frota portuguesa, composta por 12 barcos, é a segunda maior em prova, superada apenas pelos Estados Unidos, que trazem 18 embarcações. Espanha, com 11, e o Brasil, com 10, também marcam uma presença forte. No total, estarão em prova 102 barcos da classe J/70, que pode ser tripulada por quatro a cinco velejadores.
Em competição estará também a equipa liderada por Tiago Morais, que se sagrou campeã nacional de J/70 este ano, aumentando as expectativas para a participação nacional.
Francisco Brito e Abreu, presidente do Clube Naval de Cascais e membro da organização, expressou o otimismo em torno do evento. «A nossa ambição é organizar o melhor evento de sempre, naquilo que acreditamos ser uma das melhores sedes de competições de vela do mundo», afirmou.