Samu foi titular pela primeira vez esta época e brilhou no D. Afonso Henriques - Foto: IMAGO

V. Guimarães: Samu voltou em grande e foi rei no castelo

Médio regressou ao onze dos conquistadores quase meio ano depois e teve papel decisivo no triunfo (2-1) frente ao Santa Clara, com um golo e uma assistência. Debelada a lesão que o afastou dos relvados, está em plena forma e pronto para ser um dos pilares do conjunto de Luís Pinto

Quase seis meses depois, precisamente 176 dias após a última titularidade, Samu regressou ao onze do Vitória de Guimarães, este sábado, na receção ao Santa Clara (2-1), e a resposta do médio de 29 anos dificilmente podia ter sido mais imponente.

Com uma assistência, para o golo de Alioune Ndoye que restabeleceu a igualdade, e um tento, que selou o triunfo suado dos vimaranenses no castelo, quatro minutos depois, o camisola 20 dos conquistadores foi a figura do encontro e assinalou com estilo o regresso às opções iniciais.

Afastado dos relvados desde o final de abril, devido à grave lesão que sofreu na receção ao Rio Ave (3-0), relativa à jornada 31 do último campeonato, Samu apenas se estreou na atual temporada há pouco mais de duas semanas, no dérbi do Minho frente ao SC Braga que terminou empatado (1-1).

No duelo com os arsenalistas e no encontro da ronda anterior, em Alverca (0-2), o ex-Vizela entrou no decorrer do jogo, tendo ganho ritmo competitivo para estar em pleno nesta fase. Os 90 minutos diante dos açorianos atestam a recuperação total do centrocampista, que se prepara para assumir-se como uma das figuras da equipa comandada por Luís Pinto.

Depois das saídas de peças importantes no miolo como Tiago Silva, Tomás Handel, João Mendes e Nuno Santos, o canhoto assume a batuta e ganha estatuto. No plantel vitoriano, repleto de juventude, só três jogadores são mais velhos do que Samu (29 anos) - Nélson Oliveira (34), Rodrigo Abascal (31) e Charles (31) .