V. Guimarães-Gil Vicente: duelo minhoto aquece 'quartos' da Taça
Vitória de Guimarães e Gil Vicente medem forças esta quinta-feira, a partir das 18.45 horas, no Estádio D. Afonso Henriques, para lutarem por uma vaga nas meias-finais da Taça de Portugal.
Há alguns anos arredados das rondas mais adiantadas da prova rainha do futebol nacional, os dois clubes querem chegar a uma fase que não atingem há sete e há oito anos, respetivamente.
Recorde-se que no percurso até aos 'quartos', os galos deixaram pelo caminho Belenenses, Serpa e Amarante; ao passo que os vitorianos eliminaram Moncarapachense, Lank Vilaverdense e Penafiel.
Curiosamente, os dois conjuntos minhotos defrontaram-se há menos de duas semanas, mas para a Liga. Na 19.ª jornada, foi a turma de Vítor Campelos a levar a melhor, em Barcelos, por 1-0.
No D. Afonso Henriques, o histórico de confrontos entre vimaranenses e gilistas indica uma clara vantagem para a formação da casa: 17 triunfos contra 5 vitórias forasteiras.
Já no que diz respeito aos duelos para a Taça de Portugal, este será o quarto embate entre os dois emblemas, sendo que o Vitória passou sempre: duplo confronto em 1987/88. também para os 'quartos', e na edição 1999/00, nos oitavos-de-final.
Quanto às equipas iniciais, não se perspetivam grandes mudanças, tanto por parte de Álvaro Pacheco como de Vítor Campelos. Ambos os técnicos vincam a importância e o peso histórico da prova rainha, tal como o sonho de chegar ao Jamor. No caso dos gilistas, esse sentimento é exacerbado pelo centenário do clube, que se celebra este ano.
Refira-se que quem sair vitorioso deste duelo terá encontro marcado com o vencedor da eliminatória entre Santa Clara e FC Porto, que foi adiado esta quarta-feira pelo mau eestado do relvado do Estádio de São Miguel.
V. Guimarães
Sistema tático: 3x5x2
Onze provável: Bruno Varela; Borevkovic, Jorge Fernandes, Tomás Ribeiro; Bruno Gaspar, Tomás Handel, Tiago Silva, Nuno Santos, Ricardo Mangas; André Silva e Jota Silva.
Lesionados: Villanueva e Telmo Arcanjo
O que disse Álvaro Pacheco na antecâmara do encontro: «É uma prova que estimamos muito e que tem um significado grande para esta instituição e queremos muito estar nas meias-finais, entre as quatro últimas equipas que vão ter a possibilidade de conquistar a Taça. Mas, para isso temos de olhar primeiro para este adversário que é difícil e saber que recentemente tivemos um jogo que deu para refletir, para estarmos mais preparados e para sermos capazes de superar aquelas que foram as nossas debilidades e fraquezas , focando no foram as nossas forças para ultrapassarmos um adversário de valia que tem qualidade. Vai ser um jogo difícil, mas acreditamos que vamos estar nas últimas quatro equipas que vão disputar a Taça de Portugal.»
Gil Vicente
Sistema tático: 4x3x3
Onze provável: Andrew; Zé Carlos, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes, Buta; Jesús Castillo, Kanya Fujimoto, Martim Neto; Maxime Dominguez, Félix Correia e Murilo.
Lesionados: Thomas Luciano, Kiko, Tiba e Depú
O que disse Vítor Campelos na antevisão ao desafio: «Antevê-se um bom jogo até pelos dois jogos que já fizemos esta época. Prevê-se um jogo com grande moldura humana, esta é a prova rainha e queremos chegar o mais longe possível, principalmente por ser o ano do centenário, seria fantástico chegar às meias-finais. Vamos tudo fazer para passar à próxima eliminatória.»
Artigos Relacionados: