Camara marcou de penálti, já depois do minuto 90, apenas o terceiro golo do Vitória de Guimarães fora, esta temporada
Camara marcou de penálti, já depois do minuto 90, apenas o terceiro golo do Vitória de Guimarães fora, esta temporada - Foto: IMAGO

V. Guimarães: é preciso ser menos alérgico ao golo

Camara apareceu com ar de quem vem dar saúde à dianteira vimaranense. No último fim de semana deu a vitória aos conquistadores, com aquele que foi apenas o terceiro golo da equipa fora das muralhas do seu castelo

Este ano, o Vitória de Guimarães parece estar mais alérgico à baliza adversário do que o habitual. Já não tinha tão poucos golos à 11.ª jornada desde a época 2015/16 - em que registava apenas nove golos. Esses são números não muito habituais para os conquistadores. Vejamos o exemplo das nove temporadas seguintes, até ao ano passado: 2016/17, 20 golos; 2017/18, 14 golos; 2018/19, 16 golos; 2019/20, 19 golos; 2020/21, 13 golos; 2021/22, 13 golos; 2022/23, 13 golos; 2023/24, 18 golos e 2024/25, 12 golos.

Este ano, os vitorianos têm apenas dez golos: o quarto pior ataque do campeonato. Pior só mesmo o Santa Clara (nove golos) e os dois últimos classificados: Tondela (seis golos) e Aves SAD (oito golos).

Mas o cenário agrava-se quando aplicamos o filtro jogos fora. Aí, em seis já disputados, os minhotos só marcaram em dois: frente ao Estrela da Amadora (2-0) e na vitória do último fim-de-semana frente ao Tondela (1-0).

Fora do seu castelo, os vimaranenses bem podem agradecer a Camara, que livrou o clube de um registo ainda mais negativo. Se não fosse o golo decisivo do avançado francês de 18 anos, no último fim-de-semana, já para lá do minuto 90, a dar a vitória, a formação orientada por Luís Pinto estaria isolada no último lugar deste parâmetro.

Assim, tem a companhia do Santa Clara, que também ainda só tem três golos marcados fora de portas. No entanto, há que referir que os açorianos têm menos um jogo fora de portas (cinco) do que o Vitória (seis) - o que torna o registo vimaranense mais negativo.

Apesar do golo daquela que parece ser agora a nova jóia da coroa vimaranense, é verdade que os minhotos continuam a ser a pior equipa nesse campo - mas são agora menos maus.

Camara apareceu com ar de quem vem dar saúde e mudar o rumo da dianteira vimaranense. Segundo Luís Pinto, frente ao Tondela, foram os colegas que escolheram o prodígio ex-PSG para bater a grande penalidade decisiva.