Um sismo? Não, só os escoceses a festejar ida ao Mundial
Os adeptos da Escócia fizeram a terra tremer no momento em que o país celebrava a qualificação da seleção para o Mundial 2026, a primeira presença em 28 anos, na última terça-feira.
Mais especificamente, o British Geological Survey (BGS) registou um movimento equivalente a um «terramoto extremamente pequeno» quando McLean fez o 4-2 sobre a Dinamarca, aos 90+8', com um chapéu ao guarda-redes Kasper Schmeichel.
Um segundo abalo foi registado momentos depois, quando soou o apito final. O BGS disse que o principal pico de atividade ocorreu entre as 21h48 e as 21h50 – precisamente quando McLean marcou a partir da linha do meio-campo.
As leituras foram registadas na estação do Observatório Geotermal de Glasgow, a apenas 2 km do estádio Hampden Park, onde estavam 49.587 espectadores.
O momento do apuramento com comentários de locutores escoceses
Quite possibly the greatest co-commentary in the history of Scottish Football.
— Paul Clelland (@pauljames1972) November 18, 2025
Steven Thomson take a bow son.
They did it.
We did it.
🏴⚽️💙 pic.twitter.com/nhq7nBTq0g
A atividade registada situou-se entre magnitude -1 e zero na escala de Richter e produziu o equivalente a 200 kW de potência.
Foi uma noite particularmente emotiva para Andy Robertson, que disse ter estado o dia todo a pensar em Diogo Jota, companheiro no Liverpool, e do quanto ambos falaram sobre o sonho de estar num Mundial - recorde-se que Jota, falecido em julho, falhou o campeonato do Qatar em 2022 devido a lesão; já a Escócia... nunca se qualificava, até agora.