Arne Slot lembrou a capacidade do português de entrar e decidir

Arne Slot, Diogo Jota e a reação emocional de Robertson: «Sentimos a falta do jogador e da pessoa»

Treinador do Liverpool admite que a trágica morte do avançado português no verão passado continua a ser um «assunto sensível» no balneário

O treinador do Liverpool, Arne Slot, reconheceu que o clube continua a sentir intensamente a falta de Diogo Jota, tanto «como jogador» quanto «como pessoa», após a morte trágica do avançado português num acidente de viação no verão passado, aos 28 anos.

Arne Slot e Diogo Jota

A perda voltou a ganhar destaque esta semana, depois de Andy Robertson recordar emocionalmente o antigo companheiro de equipa. O lateral escocês admitiu ter vivido um dia particularmente difícil na terça-feira, poucas horas antes de a Escócia garantir a qualificação para o Mundial de 2026 ao vencer a Dinamarca.

«Hoje não consegui tirar o meu amigo Diogo Jota da cabeça», confessou Robertson. «Falámos tantas vezes sobre ir ao Mundial, porque ele falhou o último com Portugal e eu não fui com a Escócia. Sei que ele estará a sorrir por mim hoje.»

Arne Slot revelou ter assistido ao momento em direto e compreende o impacto duradouro que a perda do avançado continua a ter no balneário. «Vi a entrevista em direto e sei que é um assunto sensível para nós, o que é perfeitamente normal», afirmou esta sexta-feira o técnico, em conferência de imprensa. «Neste momento, penso sempre em como se devem sentir a sua mulher e os seus filhos. Para eles é muito, muito mais difícil do que para nós. Mas que sentimos a falta do jogador e da pessoa, isso é absolutamente claro.»

O Liverpool atravessa uma fase negativa na Premier League, com quatro derrotas nos últimos cinco jogos, incluindo um pesado 0-3 frente ao Manchester City no Etihad Stadium antes da pausa internacional. Os reds seguem atualmente no oitavo lugar, a oito pontos do líder Arsenal.

Stephen Warnock, antigo jogador do Liverpool, defendeu no final do mês passado que a morte do jogador, e as homenagens constantes, estão a ter reflexos no desempenho desportivo da equipa.

O próximo desafio do Liverpool será no sábado, em Anfield, frente ao Nottingham Forest — um adversário que traz boas memórias de Jota. No encontro da época passada, fora de portas, o avançado português entrou em campo e marcou o golo do empate (1-1) apenas 22 segundos depois.

«Agora vamos jogar contra o Nottingham Forest. Na época passada, estávamos a perder por 1-0 e ele só precisou de um minuto para marcar o golo do empate», recordou Slot. «Portanto, estou a falar do jogador de que, sem dúvida, sentimos falta. Que também sentimos a sua falta como pessoa é igualmente evidente.»

Para esse confronto, Slot confirmou o regresso do guarda-redes Alisson Becker, recuperado de uma lesão muscular que o afastou durante seis semanas. Já Conor Bradley e Florian Wirtz permanecem indisponíveis devido a problemas físicos.