Um onze de luxo que traduz percurso de excelência da Liga
Vivemos, hoje, novos tempos no Futebol português, fruto de uma metamorfose que começou em 2015, quando Pedro Proença assumiu os destinos da Liga Portugal e começou a moldar o futuro do Futebol Profissional, com o apoio e a cumplicidade dos Clubes.
1 — Recuperação financeira
Em 2015, a Liga Portugal registava três anos seguidos de resultados financeiros negativos e hoje está no 9.º ano consecutivo com resultados positivos e com uma previsão histórica de rendimentos de €31,5 milhões em 2024-25. Contas certas que encontram paralelo na European Leagues (aprovadas na sexta-feira por unanimidade), também presidida por Pedro Proença.
2 — Alteração dos quadros competitivos
Foi reduzido o número de emblemas na Liga 2 Meu Super (de 24 para 18), foi criada a Final Four da Allianz CUP, prova esta época reformulada como resposta aos desafios da nova calendarização internacional, e foi criado o play-off da Liga Betclic/Liga 2 Meu Super.
3 — Celeridade da Justiça Desportiva
Aposta na profissionalização da Comissão de Instrutores da Liga Portugal, que terminou a época 2023-24 com zero processos pendentes, registo inédito, e com o prazo médio de instrução a baixar de 88 para 15 dias.
4 — Centralização dos Direitos Audiovisuais
A insistência e determinação da Liga Portugal deram frutos em 2021, quando o Governo impôs por Decreto-Lei a Centralização dos Direitos Audiovisuais.
5 — Aposta na tecnologia
O Futebol Profissional português tem estado na vanguarda tecnológica, ao ser um dos primeiros países a introduzir o VAR e, mais recentemente, o áudio VAR.
6 — Aumento das assistências nos estádios
O Futebol Profissional registou, em 2023-24, o maior número de adeptos nos estádios desde que há registo: mais de 4,2 milhões, ou seja, mais 10 por cento do que em 2022-23. E essa tendência continua a verificar-se esta época, com um incremento adicional de 7 por cento.
7 — Crescimento comercial
Em 2023 foi assinado o mais robusto contrato de naming sponsor da Liga Portugal, com a Betclic, e no mesmo ano foi estabelecido o contrato com a Puma.
8 — Afirmação internacional
A eleição de Pedro Proença para a Presidência da European Leagues, e consequente entrada no Comité Executivo da UEFA, foi um momento de importante reconhecimento e afirmação internacional para o Futebol Profissional português.
9 — Responsabilidade Social, Formação Profissional e Arena LP
Três apostas claras em diferentes domínios: Responsabilidade Social (através da Fundação do Futebol), profissionalização (através da Liga Portugal Business School) e construção de uma nova casa para o Futebol Profissional (Arena Liga Portugal).
10 — Debate e reflexão
O Futebol Profissional tem hoje espaços de reflexão que lhe conferem densidade crítica essencial, como a Comissão de Diálogo Social, a Cimeira de Presidentes, o Fórum de Treinadores ou o Thinking Football Summit.
11 — Valorização do Talento
A valorização do Talento tem sido um princípio inegociável, quer seja o Talento do passado (Liga Portugal Legends e aposta em ex-jogadores para Embaixadores), o Talento do presente (Liga Portugal Awards) ou o Talento do futuro (Liga Portugal Youth).
Um percurso de excelência traduzido num onze de luxo.