UEFA vai reformular fases de qualificação para Europeu e Mundial
A UEFA vai reformular os formatos de qualificações para o Europeu e o Mundial. Aleksander Ceferin, presidente do organismo que rege o futebol europeu, estipulou um prazo de seis meses para a definição e anúncio dos novos modelos.
«É muito cedo para dizer algo concreto, e nem eu sei ao certo, porque temos duas opções e ainda não decidimos o que fazer. Mas, por um lado, faz sentido ter um resultado de 10-0? Por outro lado, faz sentido que, por seleções pequenas e médias terem que jogar contra as grandes, nunca se qualifiquem para o Europeu», questionou o esloveno, no Fórum de Negócios de Futebol em Milão, em Itália.
No âmbito do Football Summit 2025, em Lisboa, Ceferin já tinha adiantado que estava a ponderar a reformulação das eliminatórias europeias para as principais provas de seleções. O dirigente não garantiu que irá seguir um formato semelhante ao da nova UEFA Champions League.
«Se pudéssemos combinar isso de alguma forma, seria bom… se você perguntasse [a uma seleção pequena], se ela preferiria jogar contra Itália, França, Inglaterra e Alemanha nas eliminatórias, ou teria muito mais chances de enfrentá-las no Europeu? A segunda opção é a melhor. Mas ainda estamos a discutir isso», acrescentou Ceferin.
A fase de qualificação para o Mundial 2026 faz com que as seleções europeias joguem em grupos de quatro ou cinco, enfrentando cada oponente por duas ocasiões. O resultado mais desequilibrado foi a goleada de 10-0 da Áustria diante de San Marino.
A UEFA utilizou a Liga das Nações para garantir a qualificação de uma seleção de ranking inferior para o Europeu, casos da Macedónia do Norte (Euro 2020) e Geórgia (Euro 2024).