John Textor, dono do Botafogo
John Textor, dono do Botafogo

Tribunal proíbe John Textor de vender jogadores do Botafogo

Empresário com situação delicada no fogão

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decretou, esta quinta-feira, a suspensão imediata de toda a venda e negociação de ativos da Sociedade Anónima de Futebol (SAF) do Botafogo, incluindo jogadores. A decisão, adiantada pelo Globoesporte, surge na sequência de um pedido da direção do clube social e impede, na prática, que o emblema alvinegro realize quaisquer transferências.

A medida foi tomada pelo desembargador Marcelo Almeida de Moraes Marinho, que acusa John Textor, proprietário da SAF do Botafogo, de desrespeitar ordens judiciais anteriores. Segundo o magistrado, uma decisão de novembro de 2025 já proibia Textor de alienar ativos sem prévia comunicação ao tribunal e ao clube social, o que não terá sido cumprido.

O incumprimento desta ordem levou agora a um endurecimento da posição do tribunal. O desembargador determinou, por precaução, «a suspensão de todos os atos relativos a vendas e negociação de ativos e quaisquer outros atos com reflexos económicos no clube».

Recorde-se que, na atual janela de transferências, o Botafogo já vendeu Marlon Freitas, Savarino e David Ricardo, alegadamente sem informar o clube social, o que terá motivado a ação judicial.

Esta decisão surge num momento delicado para John Textor. O empresário norte-americano revelou no passado sábado que esperava receber esta semana um aporte financeiro de antigos parceiros, que poderia resultar numa alteração da estrutura acionista da SAF. Com a nova providência cautelar, qualquer movimento nesse sentido fica igualmente bloqueado sem autorização judicial.

O tribunal concedeu um prazo de 48 horas para que Textor preste esclarecimentos sobre eventuais alterações que pretenda realizar na SAF. O empresário marcará presença no Estádio Nilton Santos para assistir ao jogo entre o Botafogo, comandado por Martín Anselmi, ex-treinador do FC Porto, e o Cruzeiro, na primeira jornada do Brasileirão.