Angola defrontou a Argentina na última paragem para as seleções. Foto: AMPE ROGÉRIO/LUSA
Angola defrontou a Argentina na última paragem para as seleções. Foto: AMPE ROGÉRIO/LUSA

Três 'portugueses' nos convocados de Angola para a CAN

Gil Vicente, Famalicão e Vitória de Guimarães vão perder peças importantes para o mês de janeiro. Patrice Beaumelle convocou 13 jogadores com passado no futebol luso

Já são conhecidos os convocados de Angola para a Can 2026. Jonathan Buatu, defesa central do Gil Vicente, Pedro Bondo, lateral esquerdo de Famalicão e Beni Mukendi, médio do Vitória de Guimarães integram a lista de 28 elementos chamados pelo selecuonador Patrice Beaumelle. O técnico francês substituiu Pedro Gonçalves no cargo em setembro.

A convocatória de Angola terá impacto nos três clubes lusos: Bondo vai falhar a deslocação do Famalicão ao terreno do Benfica enquanto Beni Mukendi vai desfalcar o meio-campo do vitória na receção ao Sporting, na mesma jornada. Já Buatu, totalista no Gil Vicente, obriga César Peixoto reformular o centro da defesa.

As ligações a Portugal na convocatória angolana para a CAN não se esgota em Bondo, Buatu e Beni, estendo-se a mais 15 atletas com passado no futebol luso: Hugo Marques, Rui Modesto, Núrio Fortuna, David Carmo, Kialonda Gaspar, Show, Fredy, Maestro, Kelliano, Mário Balburdia, Milson, Chico Banza, Gelson Dala, Ary Papel e Mbala Zola.

Angola, que está inserida no Grupo B, estreia-se na CAN diante da África do Sul a 22 de dezembro. Seguem-se confrontos contra Zimbabué, a 26, e Egito, três dias depois.