Tragédia nos EUA: militar morre após queda de cobertura de estádio perante 20 mil pessoas
Um elemento da Força Aérea dos Estados Unidos (US Air Force) perdeu a vida na sequência de uma aparatosa queda de cerca de 45 metros a partir da cobertura do estádio Alamodome, em San Antonio, durante uma acrobacia que antecedia a partida de futebol americano entre Navy e UTSA.
O jogo integrava a cerimónia anual de homenagem às Forças Armadas e aos veteranos promovida pela UTSA e contava com quatro operacionais em descida por corda (rapel) a partir do teto da infraestrutura. A meio da manobra, o militar pareceu perder o controlo durante a descida e caiu desamparado no relvado, perante o pânico e os gritos de mais de 20 mil adeptos presentes nas bancadas.
🚨🚨BREAKING NEWS: WARNING GRAPHIC🚨🚨 A U.S. MILITARY SERVICE MEMBER WAS SERIOUSLY INJURED AFTER FALLING WHILE RAPPELLING FROM THE ALAMODOME CEILING BEFORE THE #UTSA VS. NAVY GAME. The soldier was rushed to the hospital. A horrific video to watch. https://t.co/YVvYtjL9m4
— MLFootball (@MLFootball) October 18, 2026
A assistência médica acorreu de imediato ao terreno de jogo para imobilizar a vítima e retirá-la de maca. Transportado em estado crítico para uma unidade hospitalar próxima pelo San Antonio Fire Department, o militar acabou por não resistir à gravidade dos ferimentos.
O óbito foi confirmado por um porta-voz da Nellis Air Force Base à publicação militar Task and Purpose: «O incidente está sob investigação. Mais informações serão divulgadas assim que estiverem disponíveis.»
🚨🇺🇸 UPDATE: The US Air Force confirms a service member has died after falling during a pregame rappelling demonstration at San Antonio’s Alamodome on October 17. The incident occurred before the Navy–UTSA football game The cause remains under investigation https://t.co/KnjuOAYHVk
— McKensit II (@McKensitII) October 18, 2026
Embora a identidade não tenha sido revelada publicamente, sabe-se que o militar pertencia ao 6th Combat Training Squadron, Detachment 2 — unidade responsável pelo treino de controladores aéreos táticos que coordenam ataques aéreos a partir do solo. Este esquadrão tem como sede a Nellis Air Force Base, no Nevada, operando o Detachment 2 a partir da Joint Base San Antonio-Camp Bullis.
Em declarações ao Daily Mail, a UTSA lamentou profundamente o sucedido e endereçou condolências: «Estamos profundamente entristecidos com o incidente ocorrido no início do jogo de futebol desta noite. Os nossos sinceros pensamentos e orações estão com o soldado afetado, a sua família e os seus colegas militares. Reconhecemos que membros da nossa comunidade universitária possam ser emocionalmente afetados por este incidente e estamos a ativar serviços de apoio ao bem-estar para apoiar docentes, funcionários e estudantes.»
O encontro acabou por ter início pouco depois da assistência ao militar, tendo ainda sofrido uma interrupção adicional devido a um alarme de incêndio que se confirmou ter sido um falso alarme.
Artigos Relacionados: