Touch Rugby de Portugal no Europeu por Seis Causas
Portugal estará presente nos European Touch Championships 2026, que decorrem de 21 a 25 de julho em Vichy, França, com uma comitiva recorde de mais de 90 atletas divididos por seis seleções nacionais. Contudo, esta participação terá uma missão que vai muito além dos resultados desportivos: sob o lema «Jogar por Portugal e por uma Causa», cada equipa irá apadrinhar e dar visibilidade a uma instituição social portuguesa.
A Associação Touch Rugby Portugal (TRP) decidiu aliar a alta competição à responsabilidade social, aproveitando a montra europeia para destacar o trabalho destas organizações. As parcerias dividem-se de forma estratégica: a seleção Mixed Open apoia a Rede de Emergência Solidária; a equipa feminina Women’s 27 joga pela APAV; e as formações masculinas Men’s 30, 40, 50 e 55 associam-se, respetivamente, à FPDA (Autismo), IAC (Criança), Liga Portuguesa Contra o Cancro e Associação Acreditar.
«Queremos mostrar que o desporto pode ser uma poderosa força para o bem», desgtaca o diretor de comunicação da TRP, João Pereira de Faria. Em Vichy, a comitiva lusa entrará em campo com a ambição de vencer, mas, acima de tudo, com o propósito de inspirar e dar voz a quem mais precisa.