Tondela multado por ter publicidade a concorrente de patrocinador da Taça
A Taça de Portugal voltou a oferecer um episódio insólito fora das quatro linhas. O Tondela foi multado em 816 euros pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) devido à presença de publicidade da cerveja Estrella Galicia durante a receção ao Caldas, na mais recente eliminatória da competição.
A situação foi reportada pelo delegado da FPF, que, durante a vistoria ao relvado, identificou vários painéis da segunda linha de publicidade com referência à marca de cervejas. O problema é que essa marca é concorrente direta da Sagres, patrocinadora oficial da Taça de Portugal — algo proibido pelos regulamentos da prova.
«Aquando da vistoria do relvado, verificou-se que em vários locais da 2ª linha de publicidade estava instalada e exibida publicidade a uma marca de cerveja – Estrella Galicia - concorrente com um dos patrocinadores da competição – Cerveja SAGRES; foi solicitado ao diretor de campo do clube visitado – António Carmo - para que fosse tapada a referida publicidade àquela marca de cerveja, pelo mesmo foi dito que não o podiam fazer por se tratar de publicidade a um dos principais patrocinadores oficiais do clube, constando até bem visível na camisola de jogo da equipa», pode ler-se.
«Apesar do diretor de campo ter sido alertado para o regulamentado nesta matéria – não podia ser instalada e exibida publicidade a marcas concorrentes com as marcas patrocinadoras da competição –, o mesmo manteve a sua posição, não tendo sido tapada a publicidade àquela marca nos locais da 2ª linha de publicidade em que estava instalada e exibida», diz a nota.
Apesar de alertado para a impossibilidade regulamentar de exibir publicidade concorrente à marca oficial da competição, o Tondela manteve a sua posição. Resultado: a publicidade permaneceu à vista e a multa acabou por chegar.