Tondela mata jejum de oito meses
O ano novo trouxe mesmo vida nova para os auriverdes. Pela primeira vez em oito meses - desde o dia 4 de maio, quando derrotou o Chaves por 2-1 -, o Tondela conseguiu vencer no Estádio João Cardoso em jogos oficiais.
Os comandados de Cristiano Bacci vinham de três derrotas seguidas para o campeonato - FC Porto (0-2), Nacional (1-3) e Casa Pia (1-2) - e entraram em 2026 com urgência de ganhar.
A vitória chegou logo ao primeiro jogo, no sábado, frente ao Arouca (3-1), e, no final do jogo, o treinador dos auriverdes era um homem feliz: «Depois de três derrotas seguidas, foi um resultado muito importante (…) estou muito feliz, a malta merece.»
Apesar da preciosa vitória sobre o rival classificativo imediatamente acima, os beirões não conseguiram ultrapassá-lo e permanecem do penúltimo lugar com 12 pontos (só à frente de Aves SAD, que tem quatro). Cristiano Bacci reconhece que a equipa tem margem para fazer melhor: «Temos de melhorar, temos de ter mais personalidade com bola, porque é normal e humano quando estás no fundo da tabela teres medo de errar e de fazer, mas é aí que está a chave para melhorar, senão, não conseguiremos.»
«A nossa ideia é continuar. Temos de lutar até ao final da época e é assim que vai ser. É uma peça importante esta vitória, mas temos ainda muito trabalho pela frente, estou consciente disso», acrescentou o técnico italiano.
Caso o Tondela vença o jogo que tem em atraso (frente ao Moreirense, no próximo domingo), a completar a primeira volta do campeonato, os auriverdes conseguirão ultrapassar o Arouca - que já fez os 17 jogos e somou 14 pontos.