Tom Brady (IMAGO)

Tom Brady sai da reforma outra vez... e em nova modalidade

Tom Brady causou um verdadeiro alvoroço depois de anunciar o regresso da reforma, e surgiu subitamente a possibilidade da sua participação nos Jogos Olímpicos de 2028

Foi anunciado na terça-feira que Tom Brady. lenda do futebol americano, regressará aos relvados em 2026, mas não na NFL.

Em vez disso, Brady participará numa competição global de flag football – um desporto que será introduzido pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028.

Brady, de 48 anos, juntar-se-á a uma série de campeões do Super Bowl no evento 'Fanatics Flag Football Classic' na Arábia Saudita, como parte da Riyadh Season – um festival desportivo de um mês daquele país.

Os jogos serão disputados sob regras semelhantes às olímpicas: cinco contra cinco, num campo de 46 metros de comprimento, com duas partes de 20 minutos cada.

Irá ele aos Jogos Olímpicos?

Brady é natural da Califórnia e, em várias ocasiões, considerou abertamente a ideia de representar os EUA nos Jogos de Los Angeles.

Durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Brady afirmou que «adoraria fazer parte» da equipa de flag football dos EUA, e reafirmou as suas ambições em junho, sugerindo que mal pode esperar para regressar.

«Continuo muito competitivo», disse Brady em junho. «Se me puserem uma bola nas mãos, tenham cuidado. Essa sensação ainda está lá. Nunca vai desaparecer. Quase que me têm de domar. Têm de me meter numa jaula quando estou perto de um campo de futebol», acrescentou.

E as conversas sobre uma potencial participação olímpica tornaram-se ainda mais fortes recentemente.

Numa conversa com o The Athletic, quando questionado se queria fazer parte da equipa de flag football dos EUA em 2028, Brady sugeriu que era uma possibilidade real, dependendo do seu desempenho no Fanatics Flag Football Classic.

«Vamos ver como corre este jogo», disse Brady.

Este anúncio e a sua resposta à pergunta causaram euforia entre os adeptos americanos, cujo sonho de o ver com a camisola dos EUA nos Jogos Olímpicos está agora bem vivo.

A USA Football é responsável pelo processo de seleção para os Jogos Olímpicos, que decorrerá principalmente através de testes para a equipa nacional, e o plantel selecionado terá de ser aprovado pela NFL.

Embora pareça irreal para muitos que Brady jogue como quarterback pela equipa de flag football dos EUA aos 51 anos, isso parece cada vez mais uma possibilidade real.

Representar o seu país nos Jogos Olímpicos seria uma oportunidade única para Brady, e também uma promoção incrível para este desporto no cenário mundial.

Brady retirou-se pela primeira vez da NFL a 1 de fevereiro de 2022, mas regressou para jogar pelos Tampa Bay apenas 40 dias depois, a 13 de março de 2022.

Depois, em fevereiro de 2023, anunciou a sua segunda retirada, que disse ser «para sempre», após o primeiro registo negativo da sua carreira.

Isso aconteceu um ano depois de ter lançado para um recorde de carreira de 5.316 jardas na sua 22.ª temporada na NFL.

No entanto, voltará a sair da reforma para o torneio de flag football no próximo ano.