Taremi critica regime do Irão: «A culpa da situação do país está nas mãos de outras pessoas»
Mehdi Taremi foi o herói da partida entre Irão e Quirguistão ao marcar o golo da vitória dos iranianos, em jogo a contar para a qualificação asiática para o Mundial 2026. Contudo, um momento que deveria ser de felicidade acabou por resultar na revolta do avançado ex-FC Porto.
Após o apito final, na conferência de imprensa, Taremi não teve papas na língua e respondeu aus adeptos que, durante a partida, chamaram o atleta de bisharaf, uma palavra rude em farsi (língua persa muito falada no Irão) usada para chamar alguém de 'pessoa sem honra'.
«Disseram-me para não dizer nada, mas bisharaf é uma palavra rude. Não podemos chamar bisharaf uns aos outros. Foram outras pessoas que fizeram coisas ao país. Como é que o facto de sermos bisharaf é da nossa responsabilidade? Somos responsáveis por estas coisas que estão a acontecer ao país para sermos bisharaf?» questionou Taremi, visivelmente revoltado.
«Parem de estar sempre a dizer isso, nós não somos bisharaf. Por amor de Deus, essa é uma palavra rude. Eu não vos devia chamar isso e vocês não nos deviam chamar isso. Sei que a situação económica do país é difícil para todas as pessoas. Também temos queixas contra a realidade que existe. A situação tem de melhorar. O senhor Amir [selecionador do Irão] disse mil vezes que tem de melhorar, eu disse, todos nós dissemos que tem de melhorar. Todos nós sabemos isso. Esta pressão que se exerce sobre as pessoas comuns, é natural que elas desabafem algures. Mas não a este nível», acrescentou.
O ex-FC Porto não ficou por aí e uniu-se à população nos protestos contra as condições de vida no Irão e dirigiu a mensagem diretamente para o governo do país: «Nós também temos família. Somos iguais a vocês. Todos nós amamos este país. Todos queremos que este país seja bem sucedido em todos os domínios. Estas coisas acontecem ao país e nós temos de sofrer os insultos, outros atletas têm de sofrer insultos... por amor de Deus, a culpa não é nossa. Nem eu, nem pessoas 1000 vezes maiores do que eu, podemos mudar as coisas. Nem celebridades, nem atletas, nem atores, nem sei quem mais: a culpa não é nossa. Está nas mãos de outras pessoas.»
A conferência de Taremi:
🗣️ "Those in power have ruined Iran, not us. It is not the players who lack honor. Did we destroy Iran? Honor is important. We know the situation for all Iranians is dire and stark. The players stand with the people and share in their deep grievances." - Mehdi Taremi
— Persian Soccer (@prznsoccer) September 6, 2024
💚🤍❤️ pic.twitter.com/ZI8ecylZZw