Peterhansel já venceu 14 vezes o Dakar e está de volta em 2026. IMAGO

Stéphane Peterhansel vai regressar ao Dakar!

O 'senhor' Dakar vai apresentar-se com o novo carro em Portugal e mostrar que estavam enganados aqueles que anunciaram um ponto final na carreira do piloto francês, que este ano não participou na mítica prova pela primeira vez em 37 anos, depois de a vencer 14 vezes

O lendário francês Stéphane Peterhansel, que conta com 14 vitórias no Rali Dakar, e que em janeiro, pela primeira vez em 37 anos, não participou na competição, vai regressar ao rali mais famoso do Mundo, acabando de vez com a especulação que dava como terminada a sua carreira.

Peterhansel falhou o Dakar deste ano depois da retirada da Audi, após a prova de 2024, e ao consequente encerramento do programa de rali-raid da marca alemã.

Contudo, esta semana foi anunciado que o piloto de 59 anos fará parte da equipa da Defender. Os britânicos participarão com três carros no Dakar 2026, bem como no Campeonato Mundial de Rally-Raid.

Os primeiros testes do DX7 de competição, que integrará a nova classe de «carros de produção» para o próximo ano, já foram concluídos pela equipa, com Peterhansel a participar nos ensaios em Marrocos.

A estreia do Defender DX7 em competição acontecerá em setembro, entre os dias 22 e 28, em Portugal - começa em Grândola e termina em Lisboa -, palco da penúltima ronda da temporada do Campeonato Mundial de Rally-Raid (W2RC) e única realizada na Europa. Depois, a equipa participará no Rali de Marrocos, que serve como ensaio geral para o Rali Dakar.

O DX7 de competição foi construído sobre um chassis da linha de produção dos carros de série, o que também se aplica à carroçaria de alumínio, à transmissão e à tração. O motor é um V8 de 4,4 litros com dois turbocompressores e uma potência de cerca de 600 cavalos.