Sporting vence Benfica em dérbi emocionante da Liga feminina
O Sporting venceu o Benfica por 3-1 num dérbi emocionante no João Rocha este domingo à noite, referente à 9.ª jornada da fase regular da Liga Solverde de voleibol feminino. A equipa leonina impôs-se pelos parciais de 25-16, 18-25, 27-25 e 25-23
O primeiro set foi dominado pelo Sporting, que entrou com ímpeto, pressionante no serviço e consistente no bloco, abrindo com celeridade uma vantagem de cinco pontos (9-5). Apesar dos esforços das benfiquistas, as leoas controlaram bem o avanço madrugador (11-9) e alargaram-no mesmo aos 16-9, forçando o treinador do Benfica, Henrique Furtado, a solicitar desconto de tempo para retificar as ações da sua equipa. Orientação que não resultou. O Sporting manteve a supremacia e disparou no parcial para 21-15 e então sentenciar praticamente a discussão - que terminou com desnivelados 25-16.
O terço inicial do segundo set foi tirado a papel químico do primeiro, mas com a hegemonia a inverter-se. A equipa do Benfica entrou transfigurada, corrigiu processos e passou a exercer sobre a formação Sporting a pressão a que a adversária submetera antes, servindo com maior eficácia. Até os registos pontuais intermédios iam sendo iguais ao do set inaugural (6-11), agora favoráveis às águias, perante leoas que acumulavam erros na receção. A diferença ainda baixou para quatro pontos aos 13-17, mas logo disparou com um parcial encarnado de 4-1, para 14-21, forçando o treinador do Sporting, Rui Pedro Silva, a parar o jogo. Também nisso, repetiu-se a história do primeiro set: não resultaram as correções - e foi o Benfica a manter a superioridade e empatar o jogo (1-1) com o set a 18-25.
A terceira partida começou alinhado pelo figurino do anterior, com o Benfica a destacar-se aos 4-9 até aos 8-15 após parcial de 0-3, mas a partir de então degenerou... O Sporting não se deixou levar em marasmo e reagiu bem, com quatro pontos consecutivos para colocar o marcador em 12-15 e aproximando-se, aos 18-20, e ainda mais, nos 21-22. Equilíbrio como ainda não se vira, que resultado primeiro em igualdade 25-25, quando as leoas foram mais fortes e fecharam em 27-25 para se recolocarem em vantagem no jogo (2-1).
O quarto set foi igualmente emocionante. O Benfica começou melhor, liderando com algum desafogo até aos 9-13, mas depois só deu Sporting. A equipa da casa respondeu e partiu para um impressionante parcial de 9-3 (18-15) e parecia imparável. As encarnadas ainda reagiram e chegaram a igualar a 23-23, mas já não conseguiram a reviravolta (25-23).
Após o jogo, Rui Pedro Silva era um treinador satisfeito, mas ponderado nas palavras. «Foram as opções que decidiram o jogo. Foi um jogo bem disputado, conseguimos impor-nos nos momentos cruciais e creio que merecemos a vitória».
Por seu turno, Henrique Furtado gostou do jogo e analisou-o com fair-play: «Grande jogo, difícil e equilibrado, frente a um grande adversário que certamente disputará o título. O vencedor poderia ter sido qualquer equipa, mas Sporting ganhou com mérito.