Sporting: sub-23 sedentos de conhecimento
De calções, t-shirt, Birkenstocks e mãos nos bolsos, mas de ‘antenas’ ligadas. Rodrigo Cabrito e João Rodrigues passaram despercebidos no Portugal Summit Football, evento realizado pela Federação Portuguesa de Futebol, mas A BOLA tirou-lhes a pinta de jogadores.
Jogam nos sub-23 do Sporting, são ambos estudantes universitários, em diferentes faculdades, mas os dois no curso de Gestão de Recursos Humanos e, claro, têm um sonho em comum, chegar à equipa principal, tal como fez o amigo Quenda.
«Retiramos impressões muito positivas de bastantes departamentos aos quais não estamos normalmente ligados, mas conseguimos retirar várias partes positivas e acho que é sempre bom vir aprender um bocadinho coisas novas, afirmou Rodrigo sobre a presença no evento.
Sobre a mais-valia que pode ser para o curso aquilo que ouviram nas diversas palestras, Rodrigo adiantou-se: «Ajuda não só na parte da faculdade, mas, principalmente, na parte do futebol, porque obviamente ao termos mais conhecimento sobre as várias áreas adjacentes ao futebol, seja a performance, seja a saúde, a parte da análise, ajuda-nos muito dentro de campo a perceber também um bocadinho como é que as pessoas à nossa volta nos ajudam e ajuda também na parte da faculdade, ajuda o futebol na parte de exercitar o cérebro, ou seja, estas experiências, ouvir pessoas que sabem do assunto, Ajuda-nos a aprender mais, a exercitar o cérebro, tanto como na faculdade fazer algo sem ser só futebol. Ajuda mesmo a parte do futebol e acho que é bom para nos enriquecermos enquanto pessoas.»
E quando se fala no Sporting o brilho nos olhos de João, que há dez anos enverga o leão ao peito, não engana: «Representar um clube como o Sporting é uma grande responsabilidade, mas também um grande orgulho. Entrei em 2016, com nove anos, além de ter-me formado como jogador também me formo enquanto homem e levo os valores do Sporting sempre comigo, dentro e fora de campo.» Rodrigo chegou à Academia de Alcochete há oito anos, mas o sentimento é igual e os olhos estão postos na equipa principal: «Sempre foi o nosso maior sonho desde que estamos no Sporting. Tenho a sorte, além de ser jogador do Sporting, de ser adepto do Sporting desde pequeno. Já estamos há muitos anos no clube e desde o primeiro momento o nosso grande sonho, e cada vez estamos mais perto de chegar lá, parece que só aumenta ainda mais a ambição e a vontade.»
O amigo Quenda é um grande exemplo de como os jovens têm oportunidades no Sporting, mas não só, como realça João: «Tenho a sorte de ter partilhado o balneário não só ele mas também com muitos bons nomes da nossa geração, como o João Simões, o Eduardo Felicíssimo, o Flávio Gonçalves. É sempre um privilégio poder vivenciar isto ao longo da formação e conseguir retirar as partes positivas e negativas, é sempre positivo.»